Sabemos que o conhecimento e aperfeiçoamento pessoal são grandes diferenciais em qualquer área onde se deseja obter sucesso. No ritmo de vida atribulado dos dias de hoje, estudar grandes conteúdos e absorver de maneira satisfatória essas informações pode parecer uma tarefa impossível. Mas será que há alguma maneira de melhorar e  atingir essa meta que parece tão distante?

A resposta é positiva! Com pequenas mudanças na sua maneira de estudar, você pode aprimorar e muito sua capacidade de aprender e reter dados. Muitas vezes o que está dificultando a aprendizagem não é a matéria em si, mas como o estudante está lidando com o processo de adquirir e manter a informação. Hábitos antigos de estudo, muitas vezes ultrapassados, podem estar te atrapalhando a atingir seus objetivos.

Por isso, vamos mostrar aqui algumas dicas essenciais que transformarão o que antes eram momentos de estresse e ansiedade em uma bem programada sequencia de estudos e progressão intelectual.

Planeje seu tempo: tenha um cronograma de estudos

Esse é um dos passos essenciais para conseguir estudar toda a matéria desejada com qualidade e, melhor ainda, sem esquecer ou deixar de lado algum tópico. O ponto básico é você ter noção do volume total de conteúdo que precisará estudar e do tempo que terá para finalizar seus estudos. Com esse conhecimento, programe o quanto de matéria você terá que estudar por semana e defina, por exemplo, o número de capítulos ou apostilas que precisará finalizar nesse período.

Após esse planejamento, faça uma programação menor para os dias da semana, mas com o mesmo princípio. Procure não se sabotar e sempre seguir essa estratégia, pois assim você chegará ao fim do tempo com o conteúdo desejado fixado em sua cabeça. Não se esqueça que nesse planejamento você deverá ter metas realistas e adequadas tanto ao seu horário disponível quanto à sua capacidade de aprender. De nada adiantará colocar diversos capítulos em um dia, se esse estudo não for dentro dos seus padrões de execução.

Leia em um ambiente silencioso

Quantas vezes passamos minutos em uma página de livro ou apostila e, ao chegarmos ao fim, percebemos que não aprendemos nada? Então, voltamos ao início e esse tempo é perdido. Em um mundo repleto de ruídos e barulhos estressantes, criar um ambiente com silêncio e paz é um fator fundamental para conseguir se concentrar e aprender o que se deseja.

Se houver falta de concentração o esforço dos estudos será inútil, pois não há a fixação adequada da matéria. E aí a desmotivação será uma grande inimiga. Para criar esse envoltório longe do barulho, você deve analisar suas possibilidades. Feche a porta do seu quarto, do corredor, desligue aparelhos eletrônicos e até converse com quem mora com você, pois essa ajuda é fundamental.

Caso tudo isso seja em vão, não se aflija: procure um local adequado. A maioria das cidades possui uma biblioteca pública com mesas próprias para leitura, ou mesmo universidades que possuem salas de leitura abertas ao público.

Ilumine seus estudos: acenda a luz!

Estudar com iluminação inadequada pode tornar os estudos uma tarefa cansativa e desmotivadora. Embora não traga danos definitivos aos seus olhos, ler com luz fraca pode causar desconforto, cansaço ocular, dores de cabeça, mal-estar, irritação e baixo rendimento intelectual. Mas a luz também não deve ser muito forte, pois pode irritar e ofuscar sua visão. O ideal é uma luminosidade que esteja no meio-termo e clareie adequadamente, sem incomodar os olhos.

A luz ideal é a natural, mas como isso nem sempre é possível, existem boas opções para ajudá-lo. Ilumine o ambiente como um todo, deixando-o o mais claro possível e foque uma luz de intensidade razoável no local da leitura ou realização de exercícios. O grande segredo aqui é encontrar o meio termo: nem muito intenso, mas tampouco insuficientemente claro.

Para fixar seu conteúdo, durma bem

Parece uma dica óbvia, mas muitos estudantes a sonegam. Além de ser necessário para descansar o corpo, o sono adequado diminui o estresse e relaxa a mente. Além disso, há uma característica essencial aqui: é no sono que fixamos o que aprendemos e damos a possibilidade de as memórias de curto prazo virarem memórias fixas. Portanto não deixe de lado sua necessidade de dormir, pois ela é uma grande aliada nesse método.

Dê a largada!

Agora que você já tem ciência de diversos atalhos que encurtarão seu caminho para o conhecimento, não perca mais tempo: organize-se e estude de uma forma muito mais prazerosa e fácil do que você conhecia. Com o passar do tempo e a adoção desses hábitos, aquelas horas de estudos inúteis se tornarão um tempo bem investido onde você assimilará como nunca. Aperfeiçoe-se e mostre ao mundo algo totalmente novo: uma versão aprimorada de você mesmo!

E aí, gostou das nossas dicas de estudo? Caso você tenha mais um método prático de estudo, compartilhe-o conosco! Aproveite e conheça o curso online gratuito “Qual a Melhor Forma de Aprender? 10 Orientações de Estudos” do Learncafe.