Lancei meu primeiro curso online há alguns anos. Eu cometi muitos erros e falsas premissas antes disso, e tenho aprendido muitas lições desde então. Isto é o que eu queria ter sabido antes.

  1. O dinheiro é um efeito colateral de impacto: um amigo meu obteve $100.000 em uma hora vendendo um curso on-line. Como eu tinha uma grande lista de contatos também, eu pensei que poderia ter o mesmo sucesso. Eu estava errado. As pessoas não dão dinheiro a você num passo de mágica. Uma vez que você aprende a causar um impacto, então você começar a fazer dinheiro.
  2. Você não precisa de preços diferenciados: Sim, em um mundo perfeito, você tem as opções de preços diferentes, cada um oferece diferentes níveis de impacto. Mas, dá muito trabalho para chegar a esse ponto. Se você estiver apenas tentando começar, vá em frente e dê um preço. Você pode construir as outras partes depois.
  3. Você não precisa de um portal de adesão de membros: Quando eu abri o meu primeiro curso – tudo sobre white space– Eu havia passado 7 meses lutando com os plug-ins do WordPress para adesão de membros e projeção de um portal para o curso. Isso só tornou as coisas mais difíceis para todos. Agora, eu acabei com todas aquelas horas no WordPress e todos os meus cursos são em páginas estáticas HTML que tenho codificado manualmente, com vídeos integrados. Sim, poderia ter um valor para um portal interativo, mas isso não é necessário, especialmente na sua primeira vez.
  4. Você não precisa de um fórum personalizado: Felizmente, eu era inteligente o suficiente, quando confrontado com os plug-ins do WordPress para adesão de membros, para colocar os meus planos numa comunidade privada. Desde então tenho aprendido que os grupos do Facebook são bons. Existem muitas pessoas que ganham milhões com cursos e usam os grupos do Facebook. A maioria de seus estudantes usam o Facebook todos os dias, é melhor do que ter que fazer logon em um site separado e no Facebook eles realmente verão as notificações.
  5. Você não precisa de uma página inicial: Falsos empreendedores amam falar de páginas iniciais. Para obter seu primeiro Real vendendo cursos on-line, você não precisa de uma página inicial em todos. Fazer uma página inicial será só mais uma coisa para colocar seu sistema nervoso em parafusos e distrai você de fazer um curso de alto impacto. Identifique a maioria dos membros interessados na sua lista de e-mail, obtenha sua aquisição parcial diretamente, e então envie-os um link do SendOwl (ou PayPal). Eu consegui $5,000 vendendo uma versão beta do meu curso de flagship dessa forma.
  6. Trabalhe com exercícios práticos: Claro, você pode construir um curso inteiro do zero ao longo de muitos meses e depois lança-lo. Mas, você estaria fazendo todos os tipos de suposições e apenas dificultando sua própria motivação. A progressão ideal é: Treinamento > Trabalho pratico em classe > Autoestudo do curso > Livro. Você vai do mais íntimo, com um ponto de preço mais elevado, para o “autosserviço”, com um preço inferior, ao ponto de integrar ao longo do caminho o que você aprendeu. Para os cursos que eu tenho em fase “alpha“, eu pego as aplicações, depois convido cerca de 6 alunos para fazer um curso em grupo onde eu partilhe vídeos, esboce o Google Docs e depois fazemos um Hangout uma vez por semana onde eu possa trabalhar com eles de forma mais direta.
  7. Seus alunos são o seu departamento de P&D: Decidir qual o curso a construir é uma tarefa difícil, principalmente na primeira vez. Mas uma vez que você tenha alunos que pagam, fica muito mais fácil – porque seus alunos que pagam irão fazer questões que estão obliquamente relacionadas ao curso que estão tendo. Estas são sugestões para novos cursos com clientes pagantes. Não posso deixar de frisar quão diferente um cliente pagante é de um leitor aleatório do seu conteúdo: Um demonstra que tera’ de pagar dinheiro para investir no seu desenvolvimento, os outros – você não tem como saber.
  8. Quanto mais específico o resultado do seu curso, melhor: Meus cursos não têm ideias mirabolantes para cursos. D4H Video ensina como compreender o design visual e White Hot Course ensina como entender os espaços em branco (White Space). Eu teria feito mais dinheiro se eu tivesse um curso que te ensinou especificamente como começar a trabalhar como designer freelance. Veja como o resultado seria mais claro? Mas, como “seus alunos são o seu departamento de P&D”, meus cursos me dão ideias para cursos novos e mais específicos. Valeu a pena construí-los.

Se você esteve pensando em construir um curso online, espero que isto tire alguns de seus obstáculos mentais – sei que isso teria funcionado para mim.

Texto original por: David Kadavy

Tradução por: Crislayne Santos