O Sistema Cantareira abastece cerca da metade da população humana da Região Metropolitana de São Paulo; é reconhecido como uma das maiores estruturas de abastecimento de água do mundo.Paradoxalmente à qualidade da água, segundo dados do ano de 2003, mais de 70% do território é caracterizado pela ocupação do solo por atividades econômicas que comprometem a água necessária para abastecimento.
Nesta contribuição serão abordados doze municípios produtores de água para o Sistema, compreendendo-os nos estados de Minas Gerais e São Paulo, distribuídos pelos 228 mil hectares de drenagem.
Objetiva-se nesta aula compreender a ação antrópica, os aspectos e impactos à água do Sistema Cantareira, considerando as áreas de proteção ambiental – a vegetação ciliar, como reguladora de impurezas para o meio hídrico e as normas jurídicas estaduais e federais que visam proteger a qualidade do meio ambiente, como direito de todos.
Trata-se do Sistema Cantareira, como uma unidade. O Sistema fornece 33 mil litros por segundo estabelecidos pela concessão legal, compreendendo também a transposição das águas para a Bacia Hidrográfica do Alto Tietê.
Faça sua inscrição: https://www.learncafe.com/cursos/estudo-sobre-o-sistema-cantareira