O presente curso faz uma análise da linguagem aos olhos da psicanálise.
É incontestável o quanto somos assediados, na atualidade, por imagens e informações veiculadas pelos mais diversos meios como revistas, televisão, jornais, outdoors, internet. Respiramos linguagem. Temos acesso, através dos veículos de comunicação, às informações mais diversas, desde acontecimentos políticos
em países distantes até informações que seriam de ordem privada. Tudo isso, ao vivo. Faz-se crer que tudo pode ser dito, tudo pode ser linguagem.
A presente curso visa discutir algumas das características dessa maciça presença da linguagem nos dias de hoje, em seus alcances e limites. Parte-se da teoria da psicanálise com relação à linguagem, que, por meio da contribuição de Sigmund Freud e Jacques Lacan, aponta justamente para o inverso da indústria da comunicação. Há uma impossibilidade da linguagem de abarcar o mundo com sentido. Desta forma, investiga-se de que maneira a construção de saber da psicanálise sobre a linguagem e o que não é linguagem (o que Lacan conceitua como o real e articula ao enigma da morte) pode ajudar-nos a pensar os paradoxos da linguagem em seu uso atual.
Faça sua inscrição: https://www.learncafe.com/cursos/o-consumo-da-linguagem