Avaliação de Bens é a análise técnica realizada por profissional legalmente habilitado para esta atividade, objetivando identificar o justo valor de mercado de um bem (terrenos, benfeitorias, instalações, máquinas/equipamentos, etc), de seus direitos, assim como determinar indicadores da viabilidade de sua utilização econômica, para uma determinada finalidade, situação e data.
Com essa finalidade, são utilizados diversos métodos e técnicas segundo as normas da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), valendo-se, inclusive, da inferência estatística, quando necessária.
As avaliações podem ter diversas finalidades tais como: transferência patrimonial; garantia real de financiamentos; seguros; desapropriação, etc. No caso específico de projetos de investimento para busca de financiamentos em instituições financeiras, é de fundamental importância conhecer o valor do patrimônio da empresa, bem como dos bens que serão oferecidos em garantia. Dessa forma, o laudo de avaliação, normalmente, constitui-se peça importante para efeito da própria elaboração do projeto e para a decisão da instituição financeira acerca do financiamento.