Vencer no pôquer me ensinou a enfrentar alguns dos desafios difíceis da vida – onde a sabedoria convencional é muitas vezes a errada.

No verão de 2012 eu ganhei suficiente dinheiro jogando pôquer online para financiar o meu último ano na universidade. Incontáveis ​​horas de pesquisa, trabalho duro e dedicação foram necessárias para ganhar dinheiro suficiente. No entanto, o valor real de jogar pôquer, vieram nas lições de vida valiosas que eu pude aprender.

A vida é como o pôquer em muitos aspectos. Em ambos há riscos, e em ambos você pode ganhar ou perder. Nenhum resultado é garantido, mas as recompensas potenciais são imensas, quase ilimitadas – para aqueles que sabem como jogar.

Ambos são jogos de habilidade. A curto prazo, qualquer um pode ter sorte e ganhar um jogo. No entanto, aqueles que jogam melhor obtém as melhores recompensas a longo prazo. É por isso que os mesmos experts ganham os grandes torneios ano após ano.

No pôquer, os jogadores que ganham, atribuem seu sucesso a habilidade, enquanto os jogadores que perdem, culpam sua má sorte. O mesmo se aplica à vida. Se você quer ganhar em qualquer coisa, é melhor você aprender e melhorar em vez de divagar sobre sua sorte.

Aprender a jogar um bom pôquer me ensinou lições que se aplicam quando você quer vencer na vida também. Gostaria de ilustrar as mais importantes com 5 pontos simples. Espero que você ache o conselho tão útil quanto eu achei.

Life is Poker, and it’s Your Turn to Play

  1. Você nem sempre precisa ser o melhor para vencer

Pôquer é simples: você tem alguns cartões e aposta que eles são melhores do que as dos seus oponentes. Se os seus cartões são melhores, você ganha. Ao mesmo tempo, se os seus adversários estão com medo da sua aposta e entregam, você também ganha (blefando).

Em ambos você pode ganhar por: ou ser o melhor, ou por ser o único que não desiste. Às vezes um jogador tem a tenacidade e coragem como um triunfo sobre alguém com a melhor mão de pôquer.

Tanto na vida quanto no pôquer, não é sempre o melhor que vence, mas aquele que se mantém firme até o fim.

Na vida, estar confiante pode te colocar a frente de uma pessoa com um forte currículo, se tratando de uma entrevista de emprego. No entanto, você ainda vai perder se você for pego blefando (por exemplo, se você mentir). Você tem que pesar as suas chances de maximizar o lucro.

Não ser o melhor em alguma coisa não é desculpa para não tentar. Você ainda pode ganhar em ambos se você jogar melhor do que outros com o que você tem.

Não ter a melhor mão inicial não é desculpa para entregar o jogo. Você pode ganhar mais na vida do que outros, devido ao seu conhecimento prévio.

Life is Poker, and it’s Your Turn to Play1

  1. A mão perfeita nunca chega na hora certa

Há sempre uma mão perfeita no pôquer, o conjunto de cartas que sempre vencem. Você entra na adrenalina quando descobre estas cartas tão cobiçadas. A questão é que você nunca as tem quando mais precisa delas. As fichas que você está jogando podem se esgotar antes mesmo de você ter a chance de jogar.

Da mesma forma na vida, esperar a oportunidade perfeita pode estar impedindo você de alcançar seus objetivos. Você pode facilmente esquecer da sua lista de desejos enquanto espera.

É perigoso esperar a hora certa para largar seu trabalho e iniciar o seu próprio negócio, para se aproximar daquela garota que você gosta, ou para pedir o seu chefe um aumento de salário. A oportunidade pode desaparecer se você esperar por muito tempo.

O sucesso na vida e no pôquer depende de encontrar os compromissos certo entre à espera de condições favoráveis ​​e agir quando necessário. Às vezes você é forçado a jogar com cartas horríveis, mas lembre-se que você ainda pode ganhar!

Faça essa chamada hoje, não atrase com desculpas. Lide com esse problema agora, não o deixe crescer ainda mais. Em ambos, se você é muito passivo, você perde. Você precisa jogar de forma proativa e assumir riscos calculados para ganhar.

Life is Poker, and it’s Your Turn to Play2

  1. Se você quer ganhar, você tem que jogar

Há um risco associado com cada recompensa, tanto no pôquer e na vida. No pôquer, você precisa apostar dinheiro para ter a chance de ganhar. Na vida, você tem que tomar decisões para atingir seus objetivos sem saber o resultado de antemão.

No pôquer, jogar “seguro” significa jogar somente quando você tem as melhores mãos. No entanto, este estilo é tão previsível que ele pode ser facilmente explorado por adversários. Eles vão blefar mais frequentemente, e eles vão evitar o confronto com você, porque você joga apenas nas melhores mãos.

O perigo da segurança é que sentir-se seguro pode ser confundido com estar seguro.

Da mesma forma, na vida você pode estar perdendo oportunidades de jogar pelo seguro. Uma década atrás, a obtenção de um diploma universitário na Espanha era garantia de um grande salário. Uma vez que esta opção foi considerada segura, muitas pessoas tomaram essa rota – saturando o mercado profissional com especialistas. As empresas podem agora explorar o mercado de trabalho, oferecendo salários mais baixos do que antes, pois a demanda é maior do que oferta.

Jogar de forma imprudente também é um erro. Algumas pessoas duram 5 minutos em uma mesa de pôquer porque elas arriscam tudo sem consideração razoável. Estes jogadores são chamados de peixes, e são apenas fontes de renda para os outros. Não seja um peixe.

Se você quer fazer bem, você vai ter que aceitar que há um risco em tudo que fazemos. Você nunca pode prever todos os resultados. O melhor que podemos fazer é maximizar suas expectativas através de um equilíbrio de risco com a recompensa.

Se você tentar prever tudo, então eu prevejo que suas previsões vão estar erradas.

Life is Poker, and it’s Your Turn to Play3

  1. Técnica e habilidade são necessários para o sucesso

Pôquer é uma combinação de matemática e psicologia. Você precisa saber conceitos sobre estatísticas, mas também ser bom em ler os seus adversários.

Da mesma forma, a maioria das áreas da vida requer um equilíbrio de ambos: técnica e habilidade. Por exemplo, no contexto de startups de internet, você precisa de um produto de qualidade e excelente comunicação com os clientes. Se você oferecer 500 recursos, mas os clientes não entenderem nenhum, você irá falhar.

Na universidade, alguns estudantes atribuem valor a quem tem as melhores notas como um indicador para o sucesso. No entanto, este é uma métrica simplista. Muitos alunos com altas notas não têm a confiança emocional necessária para serem bem-sucedidos na vida – eles têm a inteligência técnica, mas não a inteligência de rua. Encontre o equilíbrio para melhorar seu jogo.

Se você quiser uma promoção no seu trabalho, você realmente precisa trabalhar ainda mais? Talvez o seu trabalho já é excelente e você só precisa se conectar melhor com seus colegas e gestores. Pensar fora da caixa.

Se você não está conseguindo o sucesso que deseja na vida, verifique primeiro se a equação está desequilibrada. O lado técnico ou a habilidade está faltando? Necessita de mais conhecimento ou mais confiança? Teoria ou prática?

Life is Poker, and it’s Your Turn to Play5

  1. Tenha uma grande vitória uma vez, não pequenas várias vezes

Pôquer é sobre ganhar dinheiro, e não sobre as mãos vencedoras. Da mesma forma na vida, é tolice tentar ganhar tudo todas as vezes.

No pôquer, você pode perder pequenos potes por 1 hora, em seguida, ganhar uma mão grande e sair com os bolsos cheios de dinheiro. Da mesma forma, você pode falhar muitas vezes na vida e depois ter sucesso grande o suficiente uma vez, resultando em um placar de sucesso geral.

Não importa se você é rejeitado por 100 pessoas, se então você encontra uma combinação perfeita e que são felizes juntos por toda a vida. Se você está lutando cada vez que você for rejeitado, você nunca vai chegar à pessoa que importa.

A vida é cheia de tentativas e erros, os erros são humanos e inevitáveis. No entanto, não é sobre quem ganha a maioria batalhas, é sobre quem ganha a guerra.

Tanto na vida e no pôquer, às vezes você ganha, às vezes você perde. Mesmo os melhores jogadores perdem às vezes, você deve aceitar que você não pode ganhar sempre.

Não deixe que uma pequena perda o distraia. Você está apontando para a uma grande vitória.

Eu já não jogo pôquer de forma competitiva, no entanto eu ainda me beneficio das grandes lições que me ensinou. Gostaria de terminar, observando que, embora existam muitas semelhanças entre pôquer e vida, a vida é muito mais rica.

Pôquer é tudo sobre ganhar dinheiro. No entanto, ganhar não é tudo na vida. Pôquer não tem o componente essencial da construção de relacionamentos humanos. Não fique tão profundamente na analogia que você esquece o amor e a felicidade.

Espero que passe a ter sucesso em todas as metas que você definiu na vida.

É a sua vez de jogar. Jogue de forma inteligente, jogue bem.

Artigo originalmente publicado aqui.