Projetos são como filhos: é preciso acompanhá-los para se certificar de que tudo vai dar certo e, se não der, é necessário estar por perto para tomar as devidas providências. Quando se trata de projetos, não basta simplesmente elaborá-los, é preciso saber gerenciá-los, uma vez que isso facilita na tomada de decisões e, consequentemente, na resolução de eventuais problemas que sobressaem no meio do caminho.

Vale destacar que a gestão de projetos requer planejamento, empenho, organização e motivação. Pensando nisso, listamos algumas dicas que te ajudarão a gerenciar projetos de pequeno a grande porte. Ficou curioso? Então vem com a gente!

1. Planeje, planeje, planeje!

Nem pense em pular a etapa de planejamento! Ela é imprescindível para a condução do projeto, afinal, serve para nortear as ações a serem implementadas. Nessa fase, é importante definir os objetivos de curto, médio e longo prazo. Além disso, é no planejamento que as estratégias para o alcance das metas são criadas. Assim que estiver concluído e revisado, não se distancie dele! Consulte-o constantemente, reformule o que for necessário e assegure-se de que o projeto está no caminho certo.

2. Tenha uma carta na manga

Você pode planejar, planejar, planejar e, mesmo assim, contratempos acontecem e há grandes chances deles desestabilizarem seu projeto. Nesse caso, o ideal é amortizar os impactos dos imprevistos por meio da aplicação de um “plano B”. Sim! É preciso ter uma carta na manga, caso a situação ameace sair do planejamento inicial. Diante disso, sempre crie soluções diversificadas para um mesmo problema, assim você afasta o risco de eventualidades fazerem seu projeto desandar.

3. Lembre-se que gerente bom é gerente perto

Sabe aquela história de que o olho do dono engorda o gado? Ela faz todo sentido na gestão de projetos, já que o olho do gerente é fundamental no desenrolar de todo e qualquer projeto. O monitoramento não é uma tarefa simples e, justamente por isso, ela demanda observação e acompanhamento de perto. Isso não pode ser delegado, nem terceirizado, pois  ninguém conhece tão bem o projeto quanto quem está envolvido nele desde a fase de planejamento. Sendo assim, é preciso acompanhar o projeto diariamente, monitorando a qualidade, gerindo os custos, controlando os prazos, motivando a equipe, fazendo reuniões, etc. Não se esqueça de que esse monitoramento frequente  é determinante para o alcance de bons resultados!

4. Mantenha a o tanque da motivação cheio

Normalmente, os projetos passam por várias fases, incluindo altos e baixos. É comum que, nesse percurso, os ânimos pessoal e da equipe sofram uma queda. Isso pode fazer o projeto estagnar! Uma boa alternativa para driblar esse problema é procurar manter os envolvidos no projeto constantemente motivados. A motivação é um combustível extra para o projeto ser bem sucedido. Crie um ambiente favorável para o trabalho, deixe as metas claras para todos, ofereça estímulos, escute o time, elogie, reconheça cada pequena conquista e procure solucionar conflitos relacionais da melhor maneira possível. Quem trabalha com prazer e ânimo, tende a trabalhar bem. Pense nisso!

E aí, gostou das nossas dicas? Como você gerencia seus projetos? Compartilhe suas experiências e opiniões conosco!

Para aprender mais sobre gestão de projetos, acesse http://www.learncafe.com/cursos/gestao-de-projetos.html e confira nossos cursos na área.