O Modernismo foi (e é) o conjunto de movimentos culturais que surgiu no início do século XX. O movimento baseou-se no ideal de que as formas \\\\\\\”tradicionais\\\\\\\” das artes plásticas e literatura tornaram-se ultrapassadas e que era preciso deixá-las de lado e elaborar o \\\\\\\”novo\\\\\\\”.O movimento moderno argumentava que as novas realidades do século XX eram permanentes e que todo individuo deveria se adaptar a suas visões de mundo com o objetivo de aceitar que o novo é também bom e, claro, belo.
No Brasil, durante o inicio do Modernismo, o grande conflito se deu devido ao excesso de uso do passadismo, ou seja, os modernistas criticavam tudo que impedisse a criação livre e nova. Pode-se, desta maneira, afirmar que a proposta modernista era a de uma ruptura estética quase completa dos estilos das escolas anteriores e, com isso, surgiram diversos manifestos literários como, por exemplo, o Manifesto Pau-Brasil.
Os principais escritores da Primeira Fase Modernista foram Mário de Andrade, Oswald de Andrade e Manuel Bandeira; chamada de a Trindade, a qual abordaremos nesse curso.
Comentaremos sobre a vida, as obras e os estilos de cada autor da Trindade citada acima.



