Turismo e jornalismo são dois fenômenos sociais de significativa importância cultural, política e econômica na atualidade. A grosso modo, pode-se dizer que a polêmica em torno do poder dos órgãos de imprensa cresce na mesma medida que o número de viagens internacionais. No entanto, entende-se que a academia parece ignorar essa realidade. Poucos são os estudos já publicados no Brasil que investigam a interface entre essas duas áreas do conhecimento. Na tentativa de contribuir para a redução dessa lacuna científica, esta pesquisa pretende, de maneira geral, analisar o processo de elaboração de uma reportagem turística, sua estrutura enquanto gênero jornalístico, e a apropriação dela por potenciais viajantes. Trata-se de uma pesquisa básica, de abordagem qualitativa e caráter explicativo, que utilizará, como principais instrumentos de coleta de dados: pesquisa bibliográfica, pesquisa documental e entrevista não diretiva.
As considerações finais deste estudo indicam que o espectador dá uso ao discurso noticioso com base no seu próprio universo de significação, incluindo todas as estruturas sociais (mediações) presentes nele.

Faça sua inscrição: https://www.learncafe.com/cursos/analise-dos-processos-de-producao-e-recepcao-de-reportagens-politicas