No trabalho, na faculdade, na escola… Em todos os momentos de sua vida você precisa realizar uma apresentação. E essa apresentação não é importante e diferencial só pelo que se fala, mas, pela forma que se fala. Sua desenvoltura, organização, domínio do conteúdo, tudo isso irá influenciar.

Falar em público é uma arte que evoluiu com o tempo. Trazer tal arte para sua realidade é possível, basta praticar sua oratória e seguir algumas dicas.

10 DICAS PARA FAZER UMA BOA APRESENTAÇÃO

  1. SEJA SIMPLES – O filósofo Paul Valéry disse uma vez: “entre duas palavras, escolha sempre a mais simples; entre duas palavras simples, a mais curta”. Ele estava corretíssimo! Termos muito complexos, técnicos demais, são desinteressantes. Um bom orador fala rapidamente, explica e convence a sua plateia.
  2. PLANEJE – Uma boa apresentação depende de um orador preparado. Sendo assim, defina previamente o início, o meio e o fim do conteúdo a ser repassado.  Faça um planejamento dos recursos multimídia e ensaie até que se sinta dominando todo o conteúdo.
  3. FUNDOS DE SLIDES – Então, o recurso escolhido foi um jogo de slides. Lembre-se: ainda não inventaram nada mais eficiente do que letra preta em fundo branco. Em resumo: use um layout simples e básico!
  4. SLIDES SINTÉTICOS – Slides com muito texto são cansativos e fazem com que a plateia se perca. Uma boa apresentação destaca apenas os pontos principais.
  5. LEITURA – Não leia tudo que está no slide, o interessante é utilizar palavras diferentes.  Além disso, não escreva na apresentação tudo o que você precisa ler. Não se esqueça de que sua plateia pode ler sua apresentação mais rápido que você, logo, é a sua fala que irá prender a atenção de todos.
  6. LETRA – Lembre-se que todos devem conseguir ler o conteúdo de seu slide. Letras muito pequenas simplesmente não podem ser vistas! Além disso, atente-se aos tipos de letra. Elas possuem personalidade! Dessa forma, prefira letras mais neutras. Você tem certeza de que quer usar a Comic Sans? Se a intenção for passar sobriedade, é melhor não.
  7. COERÊNCIA – O slide foi feito para melhor transmitir o seu conteúdo. Logo, atente-se em falar algo relacionado. Exemplos e metáforas que saiam do contexto (constantemente) farão com que a plateia fique perdida e não saiba em que prestar atenção.
  8. INTERAÇÃO – Demonstre que se importa com a plateia e certifique-se de manter contato visual. Mais do que simplesmente falar, fale para quem está ali.
  9. “PALCO” – Trabalhe sua “presença de palco”. Treine postura e nervosismo. Evite excesso de movimentos e distrações e dê um toque de naturalidade à sua apresentação.
  10. FALA – Lembre-se que uma boa apresentação não deve ter erros gramaticais! Vale repassar o conteúdo com alguém que possa revisá-lo. Além disso, a estrutura de sua apresentação é tão importante quanto o conteúdo em si. Cuide do seu tom de voz e de sua desenvoltura!

E agora: consegue ficar a vontade diante de uma plateia? Siga as dicas, crie um processo, pratique, ensaie bastante.

Não deixe de conferir nosso curso Oratória: Obtendo sucesso em sua apresentação.

Esperamos ter ajudado!