Todo mundo já escutou: “Quer emagrecer, coma de 3 em 3 horas”.

Beleza. Mas comer o que? Como?

Muita gente não sabe nem por onde começar. Aí bate a preguiça, e a motivação para engajar numa dieta, ou em uma mudança de hábitos vai toda por água abaixo. Então para facilitar meio caminho andado, aqui segue 4 dicas pra você começar a administrar o seu cardápio. Porque começar é o mais difícil. Depois é só alegria!

1- Iniciar o dia com frutas é a melhor opção. Seu corpo depois de tantas horas em jejum, merece iniciar com nutrientes e vitaminas. Não com farinha refinada, açúcar e gordura, como o café clássico de muita gente que vai direto no pão com queijo e cafezinho com açúcar (que eu sei). Quem já aderiu a mania do “suco verde”, parabéns! Você está jogando nutrientes e saúde para o seu organismo e ele com certeza está muito feliz com você. 🙂

2-Fazer lanches entre as principais refeições. As barrinhas de cereais são excelentes opções. Para os que cortaram o glúten e não contam com um sanduichinho, eis uma dica interessante: Fazer um mix de sementes, castanhas e frutas secas como passas e damascos, e colocar em um potinho é sucesso! Muitas vezes eu faço até uma tapioca recheada de ricota, cenoura e peito de peru e levo em um potinho também. Que é tipo um sanduíche frio. Delícia.

3-Fazer as refeições com a certeza de que daqui a pouco você vai comer de novo. Então aí não precisa comer como se o amanhã não existisse. Rs Dê um tempo para seu corpo processar e digerir o alimento. A informação de saciedade pode demorar uns 20 minutos para chegar até o cérebro.

4- Sopas e caldos de legumes são ótimas opções para encerrar o dia. Muitas vezes eu cozinho espinafre, abóbora ou cenourinha amarela na água, amasso elas com um pouquinho de leite de amêndoas, junto o espinafre e tempero com ervas e sal rosa para tomar como sopa. Ou então bato tudo no liquidificador mesmo. Aí dá pra colocar frango desfiado, salsinha, tomate, entre outras modas que dá para inventar. Delícia e super leve.

Essas são algumas dicas de como dar ideias para você administrar as refeições no dia-a-dia. Muitas pessoas por não ter nem a noção de por onde começar, continuam fazendo 3 refeições no dia apenas.Consulte um nutricionista para montar um cardápio específico para você. Cada organismo tem necessidades e prioridades diferentes.

Eu sou Xanda Fogaça, apaixonada por alimentação e estilo de vida saudáveis. Tenho um blog onde compartilho receitas e dicas de como tornar isso possível e mais gostoso. Outras dicas e várias receitas gostosas e saudáveis no blog. Entrem e fiquei à vontade! Acesse http://www.xandafogaca.com

Bon appétit! 🙂

Quer aprender a alimentar-se de forma saudável? Conheça os cursos de nutrição do Learncafe!

Fontes:
Nutrição Para o Treinamento da Força – Susan M. Kleiner
http://saude.hsw.uol.com.br/comer-mais-devagar.htm