Uma aula deve ser atrativa e inovadora a cada dia a fim de prender a atenção dos alunos e facilitar o processo de aprendizagem. Em sala de aula o professor pode se utilizar de diversos recursos como as aulas narradas, cujos materiais de apoio são apenas o giz e a lousa, aparelhos de som, realizarem apresentações de slides com ajudas de projetores, se utilizarem de lousas eletrônicas, promover aulas em microcomputador, entre outros.
A cada aula, o professor deve ter fixado de forma clara os objetivos, ou seja, quais conhecimentos ou habilidades os alunos devem ter aprendido ou desenvolvido no final do dia. Para organizar todas estas informações é que o plano de aula é tão importante.
4 passos para a elaboração do plano de aulas
No plano de aula o professor organiza as unidades a serem desenvolvidas, descrevem os métodos que devem ser utilizados para a aplicação de cada conteúdo, os recursos que serão necessários e as metas a serem atingidas. Desta forma, o plano de aula é uma ferramenta indispensável para o professor que deseja organizar melhor suas aulas e facilitar seu trabalho: Afinal com tudo planejado pode-se, por exemplo, agendar a utilização de recursos com a devida antecedência, facilitando o andamento das disciplinas e conteúdos.
1. Elabore um conteúdo programático
Tenha em mãos o conteúdo programático da disciplina, bem como a informação sobre a duração esperada para o curso ou componente curricular;
2. Divida a aula em tópicos
Subdivida a aula em tópicos e atribua recursos para a aplicação destes conteúdos, por exemplo: item 1 através de explicação em lousa, item 2 através de apresentação de slides, item 3 através de dinâmica de grupo, entre outros;
3. Defina metas e objetivos para a aula
Defina para cada item a ser aplicado às metas, ou seja, os objetivos da aula e quais conhecimentos e/ou habilidades os alunos devem adquirir ao final da mesma;
4. Faça um checklist para anotar os objetivos cumpridos
Organize os dados em colunas na orientação paisagem atribuindo uma página para cada componente da disciplina;
Desta forma ao realizar estes passos para cada assunto de uma dada disciplina, forma-se o plano das aulas.
Aprendendo a desenvolver o plano de aulas
Para que o professor possa aprender a elaborar um bom plano de aula, sem perder horas com deslocamentos a unidades escolares, os cursos a distância são uma boa opção. No Learn Café você encontra diversos cursos online com certificação e conteúdos exclusivos. O curso “ Elaboração de Plano de Aula” possui carga horária de 10 horas e certamente fará a diferença em seu currículo e na prática escolar.
O curso é dividido em quatro módulos. A seguir uma breve descrição dos mesmos:
- Módulo 1 – Aula de boas vindas e panorama geral do curso;
- Módulo 2 – Tópicos introdutórios e como realizar o planejamento destas atividades e a organização das informações;
- Módulo 3 – Neste módulo o aluno conhecerá a estrutura do plano de aula bem como suas principais características, seus objetivos, seus propósitos didáticos além de aprender a elaborar artigos científicos;
- Módulo 4 – No último módulo o aluno será capaz de desenvolver o plano de aula de forma que seus métodos, recursos e objetivos sejam listados de forma lógica e organizados facilitando a prática educacional.
Desta forma o aluno recebe base para melhorar suas aulas de forma rápida e prática, além de contar com uma plataforma de estudos moderna e de simples acesso. O certificado é gerado automaticamente ao termino do curso, o que evita a espera por envio pelos correios.
Depois de conhecer o curso de Elaboração de Plano de Aula do LearnCafe, Não se esqueça de navegar no site e conhecer outros cursos na área de educação e também e muitas outras.
E você, conhece outras dicas para a elaboração de um plano de aula? Conte para a gente nos comentários abaixo!