Quando vai dar uma aula, seja ela presencial ou virtual, o professor deve ter em mente não apenas o conteúdo que vai passar para sua turma, mas também a forma como esse conhecimento será transmitido. Por isso, montar um bom plano de aula é fundamental, porque é exatamente uma aula estrutura previamente definida para a aula que o auxiliará nessa missão. Se for um curso on-line existem ainda alguns aspectos específicos para o professor ficar atento. Pensando nisso, listamos algumas dicas para lhe ajudar a montar um plano de aula on-line infalível. Leia mais:
Defina o tema e trace os objetivos da aula
Você deve começar a aula identificando logo o tema e os objetivos que pretende alcançar através dela. Por exemplo, defina quais competências você deseja desenvolver nos alunos ou quais assuntos terão uma discussão incentivada. Saiba que isso ajuda a demarcar com mais precisão o conteúdo e deixar claro até onde você vai desenvolver a lição daquele dia.
Elabore o conteúdo que será passado
As noções e os conhecimentos que serão passados naquela aula específica devem estar definidos no esquema que você preparou. Além disso, lembre-se de incluir esse planejamento dentro da perspectiva do curso, pois dessa forma você evitará que haja incoerência com as demais aulas. Por isso, tenha em mente que essas informações devem seguir uma linha cronológica dentro do processo mais geral de aprendizagem que o curso vai proporcionar.
Divida a aula em assuntos
Não procure somente fazer a adequação do conteúdo geral a ser passado ao tempo que você tem para dar sua aula, mas busque também segmentá-la em assuntos e questões menores, de modo que a aula fique dividida por tópicos. Cabe dizer que a dinâmica criada pela mudança de assunto ou pela progressão cadenciada da matéria segurará a atenção dos alunos por mais tempo, pois sua aula será mais agradável.
Defina os recursos que serão utilizados
Planeje também recursos diversos para utilizar na aula, como imagens, vídeos, apresentações, mapas mentais, gráficos, enfim, o que for possível adicionar à sua exposição oral para deixar sua aula mais interativa.
Ofereça material extra
Exercícios práticos, conteúdo teórico e atividades de reforço podem ser fornecidos aos alunos através de endereços específicos na Internet ou ambientes virtuais de aprendizado. Vale ressaltar que tudo isso é apropriado para melhorar a memorização do conteúdo oferecido na aula, servindo ainda como material de estudo, revisão e convite para a participação dos alunos. A dica é: descreva em seu plano de aula não apenas os materiais que serão compartilhados com os alunos, mas também os formatos deles (resenhas, artigos científicos, questionários, etc.). Saiba que isso facilitará sua organização pessoal quanto às tarefas necessárias para proporcionar aos alunos tais elementos de estudo.
Planejar-se pode parecer algo trabalhoso, mas tenha em mente que isso diminuirá os riscos de falhar e de se aborrecer posteriormente. Vale ressaltar que fazer um plano de aula, sobretudo quando a aula for no formato virtual, é uma etapa importantíssima que o professor competente precisa cumprir. Portanto, é imprescindível aprender a fazer isso da maneira certa e uma excelente forma de fazê-lo é através de um curso específico e completo sobre elaboração de um plano de aula.
Aplique nossas dicas e tenha um plano de aula on-line infalível. Se você tem outra sugestão, conte para a gente nos comentários e complete nossa lista.