O Microsoft Excel é um dos programas mais presentes nas empresas de diversos segmentos,. Isso porque ele oferece uma grande versatilidade na hora de elaborar ferramentas úteis para o controle e o acompanhamento de dados diversos, números e tarefas. E isso é muito significativo para a gestão estratégica de uma organização.

Por isso, um profissional que preze por seu currículo deve fazer um curso de Excel, a fim de ficar mais competitivo e bem preparado para o mercado. Confira alguns exemplos de como esse programa pode ser inserido na rotina da sua empresa:

Produção de relatórios

Ao utilizar o recurso de “Relatório”, os usuários do Excel podem criar páginas de relatórios, para registrar os dados e as informações que forem importantes para algum setor da empresa. Além de poder categorizar seus registros, de acordo com títulos e subtítulos que você indicar, os campos que são disponibilizados no documento padrão podem ser preenchidos com data, valores e muitos outros lançamentos que sejam relevantes para o arquivo da organização.

Utilização de fórmulas para cálculos automáticos

O programa permite que os usuários incluam faturas e pesquisas diversas em formulários, que podem ter suas células expansíveis ou não. Através de fórmulas pre-definidas, fica bem mais fácil automatizar cálculos e evitar erros.

Mais segurança nas tarefas financeiras

Aproveitar as planilhas do Excel, aplicando-se as diversas fórmulas que o programa predispõe, é uma das maneiras mais comuns de usar o software nas empresas. O conjunto de células, que podem ser alimentadas com dados numéricos ou alfabéticos, poderá servir para:

  • Controlar despesas e entradas de recursos na empresa;
  • Monitorar o fluxo de caixa;
  • Fazer a gestão de estoque;
  • Avaliar lucros e perdas;
  • Acompanhar investimentos;
  • Projetar impostos a pagar;
  • E muito mais.

O programa, nesse sentido, economiza tempo e é um grande aliado na organização desses dados. Além disso, é uma opção gratuita e, em algumas situações, equivalente em funcionalidades a sistemas bem mais caros e sofisticados.

Disponibilização de orçamentos

Dentre as várias planilhas possíveis, há uma especialmente projetada para a elaboração de orçamentos. Na caixa flutuante do programa, o usuário poderá selecionar o nível apropriado de prioridade do documento e preencher seu conteúdo com a discriminação de materiais, custos e mão de obra, que estejam associados ao serviço que pretende prestar ao cliente. Além de facilitar para quem está emitindo o orçamento, faz com que o material de análise que chegará ao potencial cliente tenha um aspecto mais organizado e profissional.

Calendários e listas

Os gestores poderão usar os recursos do Excel para elaborar calendários personalizados para eventos internos e externos, encontros de funcionários ou com clientes, além de outras datas importantes.

Será viável também elaborar listas com precisão, e pouquíssima margem de erro, para que catálogos de telefones e endereços sejam criados, ou inventários e arrolamentos específicos sejam arquivados.

É possível ainda produzir agendas para o controle automático da produtividade das suas equipes, disponibilizando as horas de trabalho dos funcionários. E isso tudo de forma ágil, prática e direta.

Visto que o Excel pode ser usado em várias atividades, tanto nas grandes como nas pequenas empresas, se um profissional souber com profundidade todas as muitas funcionalidades que o programa pode proporcionar conseguirá, com certeza, mais destaque para ser contratado. Se já estiver trabalhando na empresa, será um profissional mais valioso para o negócio. Você tem interesse em saber mais sobre o Excel? Procure um curso online e capacite-se para aproveitar tudo que essa ferramenta tem a oferecer.