“Uma habilidade que você deseja dominar atualmente, se você quiser ter uma vida extraordinária, é a capacidade de aprender rapidamente” – Anthony Robbins
O primeiro passo para aprender qualquer habilidade mais rápido é a desconstrução da habilidade queremos aprender.
Desconstruir significa pegar algo que é muito grande ou complexo, e dividi-lo em partes menores.
A maioria, se não todas as habilidades que queremos aprender são apenas feixes de pequenos sub-habilidades que ocorrem em combinação simultaneamente.
Ao quebrar estas sub-habilidades em seus componentes mínimos, você pode descobrir exatamente o que você precisa para aprender, que as sub-habilidades são importantes e, portanto, que você deve aprender primeiro.
Tim Ferriss compartilha seu quadro de aprendizagem chamados DiSSS:
- Desconstrução: Quais são as mínimas unidades de aprendizagem que eu deveria estar começando?
2. Seleção: Quais são os 20 % em que eu deveria estar focado para atingir os 80% do resultado desejado?
3. Sequência: Em que ordem devo aprender?
4. Apostas: Como eu me coloco metas para criar consequências e garantias que eu siga o programa?
Então, como vamos desconstruir uma habilidade queremos aprender?
- Tenha uma meta
Saber exatamente o que seu objetivo final é a parte mais crítica para aprender alguma coisa. É o que vai mantê-lo concentrado em uma direção, e responsável quando as coisas ficam difíceis (que sempre acontece).
Para a aprendizagem de línguas: pode ser para alcançar fluência, com a capacidade de ter uma conversa de 60 minutos com um nativo.
Para aprender a tocar guitarra: pode ser tocar 5 de suas canções favoritas para o seu parceiro em 90 dias.
É importante ter um propósito maior para o aprendizado que você pode se referir quando inevitavelmente perder a motivação, aprender somente por uma questão de aprendizado, raramente dura.
Quando Michael Jordan foi cortado do time de basquete da escola, ele não acordou todas as manhãs para treinar milhares de lances livres para que ele pudesse fazer parte do time de basquete do próximo ano. Seu objetivo era se tornar o melhor jogador do mundo.
- Divida os componentes
O próximo passo é fazer uma pesquisa online. Pesquise em fóruns online ou busque pelos melhores especialistas em linguagem, especialistas em negócios, ou quaisquer que sejam habilidade que você deseja dominar.
O objetivo aqui é identificar e listar todos os componentes envolvidos no aprendizado de suas habilidades, não importa quão pequena ela seja.
Não se preocupe em ser perfeito, você pode não saber todos os componentes envolvidos até que você comece, mas liste quantos você puder antes de começar.
Por exemplo, se você quiser se tornar um palestrante poderoso, o que poderia ser de aprendizagem:
a. Linguagem corporal
- Gestos de mão
- Contato visual
- Estilo de andar e de falar
b. Apresentação em slides
- Projeto
- Fluxo das lâminas
- Conteúdo
c. Apresentação
- Volume
- Velocidade
- Conteúdo
E assim por diante…
Colocar para fora todos os componentes individuais lhe permitirá observar as sub-habilidades individuais envolvidas do lado de fora, sem se sentir sobrecarregado. Mais importante, agora você pode ver quais peças que você precisa concentrar seus esforços para alcançar seu objetivo.
- Descobrir o que te fará desistir
As primeiras semanas ou mesmo dias de aprender uma nova habilidade são as mais difíceis. É nos momentos vulneráveis que estamos mais propensos a desistir, e perder a motivação.
Você deve tentar evitar tais pontos de obstáculos, pelo menos nas cinco primeiras sessões de treinos.
Você pode fazer isso dividindo todas as ações envolvidas para adquirir a habilidade. Para a aprendizagem de línguas, pode-se procurar o professor certo, ter que pegar ônibus para encontrá-lo todos os dias, e a necessidade de fazer exercícios de casa após as aulas.
Quando acumulamos todas essas ações que são necessárias para adquirir uma habilidade, ela pode ser bastante assustadora. Inicialmente, devemos nos concentrar em apenas uma dessas ações. Uma maneira fácil de contornar isso seria trabalhar com um professor de línguas on-line, assim você pode evitar os pontos de dor completamente.
Tim fez isso quando aprendeu a nadar. Seus pontos de dor foram dificuldade respiratória e exaustão de bater os pés, então ele descobriu Total Immersion Swimming, que é o treinamento de mergulho em águas rasas.
Todos nós perdemos a motivação, eventualmente, e é melhor saber como você vai lidar com isso antes da hora, do que enfrentá-la sem qualquer preparação.
- Concentre-se nos 20%
Se você ainda não ouviu falar do Princípio de Pareto, você deve ler sobre ele antes de continuar.
A base é que 20% de seus esforços levará a 80% do seu resultado desejado.
Para a aprendizagem de línguas, 1,200-2,000 palavras é o número de palavras que você precisa saber para ter uma conversa fluente em qualquer idioma no mundo.
Se o seu objetivo é alcançar a fluência, você poderia simplesmente agendar uma aula semanal com um professor de línguas, que irá fornecer-lhe a interação imediata e feedback.
Se o seu objetivo é tocar guitarra, poderia ser memorizar quatro acordes que compõem a maioria das canções populares.
Se seu objetivo é se tornar um melhor cozinheiro, você pode escolher 3 pratos extravagantes e tornar-se um mestre em aprender os pratos.
Seja qual for a sub-habilidade que você decidir se concentrar, certifique-se que elas são as mais impactantes, e concentre-se toda a sua energia sobre elas, enquanto elimina quaisquer distrações ao longo do caminho.
- Concentre-se em uma sub-habilidade de cada vez
Pode se tentador saltar e aprender várias sub-habilidades de uma vez. Especialmente se o resultado final é dominar uma habilidade.
Mas, assim como não recebemos nada da multitarefa quando trabalhamos, precisamos evitar a multi-habilidade para maximizar o nosso progresso.
Como o fundador do Rype, eu pessoalmente ouvi de dezenas de aspirantes estudantes da língua a cada semana, que eles estão tentando dominar suas habilidades de língua espanhola, e escrever ao mesmo tempo que eles ainda aprendem as regras básicas da gramática.
É um feito comum que todos nós indivíduos ambiciosos temos dentro de nós, mas uma fraqueza quando se trata de dominar uma habilidade mais rápido.
Fique bom e domine uma sub-habilidade antes de passar para a próxima. Enquanto você tiver o Princípio de Pareto em mente, você vai se sentir produtivo, sabendo que você está se concentrando em sub-habilidades que vai resultar em 80% de seu resultado desejado.
Isso é tudo o que é preciso para se tornar um mestre de aprendizagem.
Lembre-se que o primeiro passo é desconstruir sua habilidade, e se você conseguir fazer isso corretamente, você está no caminho certo para se tornar um especialista em aprendizagem.
Artigo originalmente publicado aqui.