Poucos prazeres na vida se comparam com o de aprender alguma coisa nova. Aquele estalo do “ah, agora entendi” era uma de nossas sensações favoritas quando crianças, e pode até viciar. É por isso que fazem tanto sucesso os almanaques de curiosidades, que listam a ponte mais comprida, o edifício mais alto, a cidade mais populosa… Saber das coisas é muito legal. Mas se esse prazer não te emociona o suficiente, eis cinco razões para nunca parar de aprender.
1. Manter a mente jovem
O cérebro não é um músculo, mas em certos aspectos se parece com um. Ele precisa de exercício para ser melhor aproveitado. Não é à toa que muita gente paga caro para fazer um curso intensivo ou um intercâmbio com o objetivo de aprender um idioma estrangeiro – a prática constante faz toda a diferença. Aprender coisas novas com frequência mantém forte a sua habilidade de aprender coisas novas.
2. Afastar o tédio
É difícil ficar entediado durante a faculdade (estressado sim, mas isso é outro assunto), porque nessa época você está sempre tendo que lidar com assuntos que desconhece, autores de quem nunca ouviu falar e desenvolvendo habilidades novas. Dependendo da carreira, porém, pode ser que você se acostume a fazer as coisas sempre do mesmo jeito, concluindo que “o mercado é assim mesmo”. Isto é especialmente perigoso se você conquistou uma posição de chefia, na qual é mais fácil se acomodar.
Acontece que fazer sempre as mesmas coisas acaba sendo muito chato. Aprender a usar uma nova ferramenta ou programa, um novo idioma ou uma nova maneira de organizar seu processo de trabalho não apenas torna você mais produtivo, como é um processo por si só estimulante.
3. Desenvolver seu potencial
O filósofo Karl Popper acreditava que ninguém poderia prever o futuro da humanidade, simplesmente porque, por uma questão lógica, não podemos prever o que vamos aprender no futuro. Uma nova arma, remédio, meio de transporte ou descoberta sobre a natureza podem mudar radicalmente a forma como lidamos com o mundo e, consequentemente, os acontecimentos históricos.
O mesmo ocorre com as pessoas. Não podemos prever se daqui a alguns anos surgirá uma vaga de trabalho que exija alguém que fale alemão, saiba programar em C++, entenda de harmonizar vinhos, saiba pilotar uma moto ou falar bem em público. Exatamente porque não podemos prever com exatidão nosso futuro profissional, aprender coisas novas sempre é uma forma de se preparar para capturar algumas das oportunidades que surgirão.
4. Se conectar com as pessoas
Pessoas sabidas (desde que não metidas a sabichonas) são muito mais sociáveis, já que têm assunto para conversar em qualquer ocasião, seja no coquetel dos professores de idiomas ou no churrasco daquela família cheia de dentistas. Não é preciso saber profundamente sobre todos os assuntos, mas ajuda bastante se você sabe fazer as perguntas certas.
Suponha que você está em uma festa da família da sua esposa (ou marido). Alguém te diz que pratica mergulho. Você não precisa saber nada sobre saturação, hipóxia ou mescla ternária, mas pode indagar: “recifes ou naufrágios?” – e com isto começar uma bela conversa.
5. Ganhar influência
Conhecimento é poder. Se você sabe de alguma coisa, as pessoas eventualmente precisarão de você ou mesmo pedirão a sua ajuda. Pode ser para revisar um texto em língua estrangeira, pedir uma orientação de como apresentar uma narrativa em vídeo ou perguntar o melhor caminho para obter uma entrevista de emprego em certa indústria. Saber das coisas faz crescer a sua reputação de profissional no qual as outras pessoas podem confiar. E permite a você fazer favores que serão retribuídos depois – inclusive a promessa de te ensinarem ainda mais.
Aprender algo novo é sempre muito bom, por isso o Learncafe oferece mais de 100 cursos gratuitos. Caso você tenha outro motivo para continuar aprendendo, compartilhe-o conosco por meio dos comentários!