Desligue o som de seu computador, retire os fones de ouvido, coloque a televisão no mudo. Sente falta de alguma coisa? Quase nada é mais essencial na vida que o som. Queremos ouvi-lo quando estamos alegres e precisamos dele quando estamos tristes. Outra atividade importante é a leitura. Mas você sabe que, se é prazeroso ler, às vezes a gente precisa escrever para extravasar ou pôr em papel o que sente. Com a música acontece a mesma coisa.

Por isso, eis sete razões para aprender a tocar um instrumento musical.

1. Melhorar a memória

Pesquisas mostram que o treino constante com instrumentos musicais melhora as habilidades cognitivas e motoras. Músicos exercitam as partes do cérebro envolvidas com o uso das mãos e (claro) com a audição e memória. Pense na agilidade e desenvoltura com que alguém dedilha as cordas de um violão, as teclas de um piano ou todas as partes de uma bateria.

2. Afiar sua concentração

Vivemos num mundo com uma oferta cada vez maior de distrações, no qual é muito fácil ficar ativo e muito difícil ser produtivo. Talvez você mesmo esteja lendo este texto de um celular, no intervalo entre uma tarefa e outra. O livro The Shallows, do pesquisador Nicholas Carr, afirma que esse constante apetite por distrações está enfraquecendo nossa capacidade de concentração e reflexão. Em compensação, o estudo da música exige que você prenda a atenção e sustente esse esforço, exercitando as capacidades do cérebro que são negligenciadas (ou até enfraquecidas) durante o resto do dia.

3. Desenvolver seu trabalho em equipe

É divertido aprender a tocar um instrumento sozinho (inclusive com vídeos) ou com um professor, mas em breve você saberá o suficiente para tocar em dupla ou com uma banda. Esse novo desafio exigirá que você aprenda a cooperar com os outros músicos. Para que o resultado fique bonito, vocês devem aprender a ouvir um ao outro e a tocar juntos. Além de tudo, tocar um instrumento é uma forma de fazer novas amizades.

4. Expandir seu círculo social

Tocar um instrumento é um ótimo quebra-gelo em festas de aniversário e churrascos e pode render convites para vários eventos sociais. Levar um violão ou flauta a tiracolo assegura também que você nunca ficará sozinho em uma viagem. As pessoas em geral têm curiosidade por quem toca instrumentos e se aproximarão de você para cantar ou pedir músicas (claro, a partir de certo grau de habilidade…).

5. Aliviar o stress

Produzir a própria música é tão poderoso quanto aprender a escrever. Quanto mais você treinar e aprender, mais poderá tocar seu instrumento musical do jeito que quiser. Você poderá transferir suas emoções para a música, o que é uma ótima forma de terapia.

6. Ter uma atividade independente

Com óbvia exceção de teclados e guitarras elétricas, você pode tocar seu instrumento quando e onde quiser, sem depender de eletricidade, conexão 3G, sinal de internet, pilha ou bateria e por aí vai. É uma forma de ter uma atividade sempre à mão.

7. Se divertir!

O maior incentivo para aprender é a diversão. Tocando um instrumento, você poderá executar sozinho os refrões de suas músicas favoritas ou se imaginar parte da banda dos seus ídolos. Além da conquista de tocar música para si mesmo, você poderá ser aplaudido por amigos e parentes nas suas apresentações! E quem sabe, eles podem até pedir bis.

E você, ficou com vontade de aprender a tocar algum instrumento musical? Então não perca tempo e se inscreva em algum dos nossos cursos sobre música!

Se deseja nossos outros cursos, clique aqui e conheça nossa plataforma.