Este post surgiu de uma observação: A ciência está falhando na criação de jogos de treino cognitivo. Ao mesmo tempo, a ciência está fazendo a meditação parecer que é a solução para praticamente todas as metas de desempenho.
Os benefícios da meditação variam de controle da dor, a superar a procrastinação ou vencer campeonatos da NBA.
Se você perdeu a fé nos jogos de treino cognitivo, então o que você vai fazer com a meditação?
Permitam-me mostrar a vocês. Existem três abordagens para o desenvolvimento do desempenho do cérebro:
- Atualização da energia do cérebro. Seu cérebro é executado com mais rapidez, faz mais conexões, armazena mais informações na memória de trabalho.
- Remoção das obstruções. Coloca distrações, interrupções e más condições de saúde na lixeira.
- Adição de habilidades e estratégias. Seu cérebro trabalha de maneira mais inteligente e prática, usando truques, estruturas e hábitos para fazer mais com menos.
Meditação é o melhor jogo de treino cognitivo.
Aqui está o porquê de eu pensar que os jogos de treino cognitivo estão falhando e a meditação é bem-sucedida.
Jogos de treino cognitivo combatem a força bruta. É esse o seu objetivo número um. Por isso acaba sendo a abordagem mais lenta e menos útil para o desenvolvimento do desempenho do cérebro.
Mesmo a meditação, que tem sido introduzida para alterar a estrutura do seu cérebro, leva um total de oito semanas para começar a funcionar.
Entretanto, a meditação é capaz de melhorar o seu desempenho dentro de uma única sessão através das abordagens #2 e #3.
A meditação acalma a mente e o corpo, ajudando a reduzir a ansiedade e a reduzir pensamentos distrativos. A ansiedade e os pensamentos distrativos obstruem o desempenho do cérebro.
Além disso, a meditação pode ser usada como uma habilidade. Eu já falei sobre outros exercícios relacionados à meditação, como o “Awareness-Focus Loop”. Tornar-se consciente dos pensamentos e sentimentos de seu subconsciente é uma habilidade. Praticar esta habilidade permite que o seu cérebro racional assuma o controle de situações que tenham sido controladas pelo seu subconsciente.
Tudo isso é para dizer que você deve desistir da ideia de que atualizar seu cérebro é o mesmo que atualizar seu computador. Não é apenas adicionar memória RAM, fazer um armazenamento na unidade de disco rígido e trocar a CPU.
Em vez disso, você deveria considerar atualizar seu cérebro como atualiza um software.
Você faz seu computador atingir um melhor desempenho ao remover programas “pesados”, softwares que fazem o download automático de propagandas e aplicativos que ficam em segundo plano e são desnecessários.
Assim, você torna seu computador mais útil adicionando melhores softwares.
É basicamente o mesmo com o seu cérebro.
Então, medite, obviamente. E aqui estão algumas outras ideias discriminadas por tipos de abordagens.
Abordagem #1: Atualização da energia do cérebro
Ignore-a. As outras duas abordagens são muito melhores.
Abordagem #2: Remoção de obstruções
Além da meditação, estas são as estratégias mais comuns, permitindo que seu cérebro alcance seu estado pleno natural.
- Durma o suficiente. A privação do sono reduz a memória de trabalho em 38%, entre uma série de outras obstruções cognitivas.
- Acostume-se a trabalhar com uma tarefa por vez. Multitarefas interrompem o crescimento neural responsável pela aprendizagem a longo prazo e também te impede de entrar num estado de fluxo.
- Remova as interrupções. Desligue o seu telefone, feche o e-mail, desative as notificações, feche a porta.
- Alimente-se de maneira saudável. Alta ou baixa quantidade de açúcar no sangue atrapalham seus processos cognitivos.
- Crie hábitos e rotinas. Isto remove a carga cognitiva do seu cérebro para que você possa explorar por completo o seu orçamento cognitivo.
Abordagem #3: Adição de habilidades e estratégias
Novamente, olhando para além da meditação, estas são maneiras de atualizar o software que seu cérebro executa.
- Note seus vieses ocultos. Estes são padrões que produzem resultados ruins. Buster Benson tem a folha definitiva de consultas sobre viés cognitivo. Memorize.
- Desenvolva e aplique modelos mentais. Um modelo permite que você simplifique um assunto que é muito grande para caber no seu próprio cérebro. Estas são a essência de atualizar seu cérebro ao atualizar seu software. Comece com os Modelos mentais úteis de Gabriel Weinberg.
- Construa um hábito de priorização, de modo que a energia do seu cérebro vá para o trabalho que importa. Poucos se tornam mestres da priorização, incluindo estimativa, medição e aderência.
- Pressione seu subconsciente para melhorar a criatividade. Tente esse truque para carregar problemas difíceis em seu subconsciente e depois escrevê-los em seu diário de manhã com outro ponto de vista.
- Obviamente. Esteja sempre aprendendo. Esse é o upgrade fundamental do desempenho e nós somos espantosamente sortudos por termos cérebros que foram feitos para aprender.
Texto original por: Tony Stubblebine
Tradução por: Crislayne Santos