Desde que eu falei com Cal Newport sobre as regras para focar no sucesso em um mundo distraído, e li o seu livro mais recente, me tornei adepto do trabalho profundo. Isso me permitiu:
- Terminar um manuscrito de 45000 palavras em 6 meses;
- Ler mais de cem livros em um ano;
- Escrever centenas de artigos, enquanto também estava trabalhando em um livro.
Quanto mais utilizo o método do trabalho profundo, mais me convenço de sua eficácia. E é algo que ajuda você a obter mais coisas feitas em muito menos tempo.
Gestão da atenção x Gestão do tempo
A maior parte dos problemas com a gestão do nosso tempo são, na verdade, problemas com a gestão da atenção. Quando você passar uma quantidade significativa de seu dia mudando de tarefas a cada 15 minutos, mesmo que você não seja multitarefas, você não está sendo eficaz.
Quando você muda a sua atenção de um alvo para outro, o alvo original deixa um “resíduo”, que reduz o desempenho cognitivo por uma quantidade insignificante de tempo a seguir. Se como a maioria, você raramente passa mais de 10-15 minutos sem dar “apenas” uma conferida em outra coisa, você se colocou efetivamente num estado persistente de desvantagem cognitiva de auto-imposição. O outro lado, naturalmente, é imaginar o aprimoramento cognitivo relativo que continuaria ao minimizar esse efeito. – Cal Newport
Se você pode gerenciar seu foco em uma hora de criação ininterrupta, uma boa quantidade de seus problemas com o gerenciamento de seu tempo será resolvido.
O poder de estar completamente engajado
Quando fazemos um trabalho profundo e nos concentramos em uma coisa durante um período prolongado de tempo, nos tornamos plenamente engajados na atividade.
Se eu tiver pausas, TweetDeck, Facebook, ou e-mail abertos quando estou editando um episódio de The Unmistakable Creative (podcast), leva mais de uma hora. Se tenho nada aberto, geralmente consigo concluir tudo em menos de trinta minutos.
Isto é algo que eu tenho notado em quase todas minhas atividades diárias, de escrever a responder e-mails. Quando estamos plenamente engajados em algo, somos capazes de concluir em muito menos tempo.
O trabalho profundo reduz a ansiedade
Quando mudamos de uma coisa para outra enquanto nos entupimos de dopamina é um passo para o aumento da ansiedade. Tente esta pequena experiência. Desative todas as notificações e evite todas as redes sociais por um dia. Quando chegar ao fim do dia, você perceberá uma diferença significativa no seu nível de ansiedade. E menos ansiedade resulta em um foco melhor, que por sua vez permite que você obtenha mais em menos tempo.
O discurso do Cal no TEDx sobre “trabalho profundo” é com certeza uma das coisas mais valiosas que vimos neste ano. É um investimento de quinze minutos que te deixara satisfeito.
Quando você passa os seus dias fazendo coisas com profundidade, você se sente mais satisfeito, você tem menos ansiedade e você fica mais feliz e mais saudável. O “trabalho profundo” não só te ajuda a conseguir fazer mais em menos tempo. Melhora significativamente sua qualidade de vida.
Texto original por: Srinivas Rao
Tradução por: Crislayne Santos