Ontem, tive o prazer de falar com professores, alunos e estudantes na Conferência Inaugural da Stern [1] e FinTech [2] na NYU [3]. Discutimos a importante evolução e expansão do currículo da Stern, que agora incluirá conceitos e tecnologias fundamentais da FinTech. Este é um desenvolvimento particularmente interessante na FinTech. Ele mostra o quanto a indústria tem progredido. Isso mostra que a sociedade está começando a entender o enorme potencial da FinTech de ter um impacto positivo em nosso mundo. É uma parte essencial do futuro das finanças.
Estudei na Stern durante um período desafiador da história financeira do nosso país. A recessão do início dos anos 80 – provocada por uma crise petrolífera internacional e aprofundada por uma política monetária restritiva dos EUA – levou nove milhões de pessoas a perderem seus empregos, as empresas e fez com que as fábricas fechassem e as famílias perdessem suas casas.
Há um ditado que era verdadeiro antes e ainda é muito verdadeiro hoje: ser pobre custa caro. Mais de 30 anos depois, ainda existem bilhões de pessoas em todo o mundo que enfrentam sistemas inconvenientes, demorados e caros para completar ações simples como descontar um cheque de pagamento ou enviar dinheiro para um ente querido. Em uma era de tecnologia móvel, dinheiro digital e plataformas avançadas de software, isso é absurdo.
Ao entrar no meu terceiro ano como CEO do PayPal, tenho tido a sorte de testemunhar de primeira mão o poder da FinTech de perturbar o mundo financeiro ao criar melhores oportunidades para que as pessoas consigam a saúde financeira, mas ainda há muito a percorrer. Os desafios que enfrentamos agora, à medida que tentamos dimensionar essas inovações para ajudar mais pessoas, são mais complexos. Eles exigem uma nova maneira de trabalhar.
Para reimaginar o financiamento e fazer o sistema funcionar para todos os consumidores e todos os comerciantes, será necessária uma rede de empresas, reguladores, ONGs, governos e empresários que trabalham juntos para estender o valor de seus serviços. Nossas parcerias recentes com a Visa e Mastercard mostram o nosso compromisso com a colaboração e o trabalho em conjunto com outros líderes da indústria para impulsionar a próxima onda de crescimento.
Mas também precisamos de um influxo contínuo de energia e ideias das mentes jovens mais brilhantes. A juventude de hoje está constantemente conectada, tem uma compreensão prática dos problemas complexos do mundo e cresceu em uma geração que espera que as empresas assumam a liderança na condução de questões e mudanças sociais. Precisamos da próxima geração de líderes empresariais e empresários para nos ajudar a manter a inovação. Precisamos que eles se juntem à nossa rede de programas como a Stern.
O PayPal está empenhado em fazer tudo o que pudermos para continuar a impulsionar a mudança global. Nosso objetivo é dar a milhares de milhões de pessoas em todo o mundo maior controle de vidas financeiras, e essa é uma missão difícil e expansiva. Não vai ser fácil, e não podemos fazê-lo sozinho. Então, eu recomendo a Stern pelo trabalho que estão fazendo, e eu tenho fé na capacidade do corpo docente de colocar seus alunos da FinTech prontos para liderar.
No entanto, se a FinTech vai atingir seu pleno potencial, será necessário que outras instituições sigam seu exemplo. Encorajo outros programas de MBA a embarcar em currículos FinTech porque eu não posso pensar em melhores parceiros que a próxima geração de líderes empresariais e empresários para possibilitar a saúde financeira global.
…………………………………………………………………………………………
[1] Escola de negócios.
[2] Programa de aceleração de startups capitaneado pela Accenture, em parceria com a prefeitura de Nova Iorque.
[3] Universidade de Nova Iorque.
………………………………………………………………………………………….
Texto original por: Dan Schulman
Tradução por: Crislayne Santos