“O Modelo de Steve Jobs para a Reforma Educacional” de Rupert Murdoch argumenta que os educadores devem aproveitar a tecnologia para estimular a imaginação dos alunos.

“No momento em que eles voltam para suas salas de aula, é como voltar no tempo. A abordagem em grupo, que apenas qualifica alguns, frustra os que poderiam fazer trabalhos mais avançados. E ele deixa cada vez mais atrás aqueles que precisam de ajuda extra para acompanhar “, escreve Murdoch.

Uma organização que encontrou uma maneira de melhorar a educação através da tecnologia é a Academia Khan. Ao fornecer uma biblioteca online de vídeos de matemática e avaliações para os alunos usarem, eles criaram um currículo auto-dirigido e individualizado que motiva os alunos com feedback imediato e recompensas positivas. Reconstruir a sala de aula permite que os alunos direcionam o ritmo e o conteúdo de sua aprendizagem, fazendo com que os professores fiquem de pé como treinadores e especialistas.

A visão da Academia Khan começou em 2004, quando o primo do fundador Salman Khan chamou e pediu por aulas de matemática. Ele estava ansioso para ajudar, mas precisava de uma solução criativa para superar as 1000 milhas que os separavam. Khan, um analista de fundos  com diplomas do MIT e Harvard, pegou o telefone e usou o Doodle do Yahoo para trabalhar com os problemas de matemática com sua sobrinha. A partir daí, seu desempenho em matemática melhorou, e ele começou a fazer vídeos de lições para compartilhar com familiares e amigos. Em poucas semanas, seus vídeos no YouTube se tornaram uma sensação, atraindo sucessos de todo o mundo.

Em 2009, Khan deixou o seu trabalho e começou a trabalhar em tempo integral em vídeos educativos e materiais de acompanhamento com a missão de “… mudar a educação para melhor, proporcionando uma educação gratuita de classe mundial para qualquer pessoa, em qualquer lugar.” Dentro de um ano, seus esforços garantiram a atenção e o financiamento de fontes proeminentes como Ann Doerr, Bill Gates, e Google. Hoje, mais de 2,5 milhões de usuários únicos visitaram a Academia Khan, que se expandiu para incluir vídeos sobre Ciência, Economia, Finanças e História. Qualquer pessoa com um computador e uma conta do Facebook ou do Google pode acessar o site Khan para aproveitar a vasta biblioteca do Khan.

Depois disso, foi um tiro direto para o sucesso. Em 2010, o Superintendente da Califórnia Los Altos School District ouviu sobre Khan Academy, e decidiu pilotar o programa em cinco salas de aula no distrito. Os estudantes receberam laptops e trabalharam ao seu próprio ritmo através de “Knowledge Maps” e vídeos personalizados. Khan Academy também construiu “painéis” personalizados para os laptops dos professores para monitorar o progresso de cada aluno.

Sundar Subbarayan, líder da implementação da Academia Khan, sabe por que esse novo estilo de ensino é tão bem sucedido. Tendo trabalhado para o Google, Microsoft e McKinsey & Co, Subbarayan traz uma perspectiva ampla sobre o tipo de educação que as crianças precisam na idade moderna.

“Observamos dois tipos de dados nas salas de aula piloto”, disse Subbarayan. “Qualitativo e quantitativo. Qualitativamente, vimos um maior envolvimento dos alunos. Estudantes que normalmente não pensam que eram capazes em matemática perceberam que eles poderiam fazer isso depois de tudo. Vimos a confiança e a motivação dos alunos melhorarem. “Numa sala de aula, ele viu os alunos escreverem o seu nome na prancha ao lado de tópicos nos quais eles precisavam de ajuda ou podiam oferecer ajuda. Ele também gostou da forma como os professores podiam dizer imediatamente quando os alunos estavam lutando, e poderia intervir para ajudar antes que os alunos ficassem frustrados.

Quantitativamente, os resultados dos testes padronizados aumentaram. Para uma classe de sétima série, ele viu uma melhora de 78% nas pontuações dos testes de matemática. Los Altos ficou tão impressionado com os resultados, que decidiram implementar o programa para todas as salas de aula de quinto e sexto ano em 2011, bem como sétima e oitava series.

A Academia Khan está trabalhando em quinze outros distritos da Bay Area, e a formação de professores é um dos seus focos mais importantes. Os treinadores da Academia Khan se reúnem com os professores e os ajudam a superar desafios. Os dados que estão coletando ajudam a construir um corpo de “Melhores Práticas de Ensino” que pode ser passado junto a mais professores no futuro que desejam implementar o programa.

Subbarayan é rápido para creditar bons ensinamentos para o sucesso da Khan Academy em sala de aula. “Os professores gerenciam a classe, intervêm quando as ideias são confusas e ajudam os alunos a explorar questões desafiadoras. Eles também ajudam os alunos com a definição de metas, que é uma habilidade de vida muito importante. ”

A Academia Khan está satisfeita com o que eles conseguiram, mas esperam continuar empurrando os limites do que eles podem fornecer. Eles estão construindo uma biblioteca de projeto baseado em aulas práticas, bem como desenvolvendo um modelo para o ensino médio, onde as aulas são mais específicas do tema. Ele também espera construir sua própria escola, onde “os alunos passam 20% do dia assistindo a vídeos e fazendo exercícios de ritmo próprio e o resto do dia construindo robôs ou pintando quadros ou compondo música”. Parece uma escola dos sonhos para nós.

 

Artigo originalmente publicado aqui.