O problema com a sabedoria é que, por definição, leva algum tempo para se desenvolver. E, infelizmente, no momento em que você sabe uma coisa ou duas sobre como viver, você já fez muitas vezes mais do que alguns erros sérios.

A maioria desses erros podem ser corrigidos, mas alguns são mais difíceis de recuperar do que outros. Sua melhor aposta, então, é emprestar a sabedoria de outras pessoas – enquanto você não pode sempre confiar em sua própria experiência, alguém quase certamente enfrentou os mesmos dilemas que você está lutando e pode te dizer mais sobre os perigos e Soluções alternativas.

Onde você pode encontrar essa sabedoria? Um fio enorme e útil no site de perguntas e respostas Quora em resposta à pergunta “Quais são as lições que as pessoas aprendem com mais frequência na vida?” É uma incrível fonte gratuita de erros e aprendizagens de outras pessoas. Eu retirei várias das lições de vida mais úteis e frequentemente repetidas das respostas:

  1. Arriscar é o antídoto para o medo.

Este vem do blogueiro e empresário Nelson Wang. Antes de começar seu site, ele estava cheio de medo: “E se eu escrevesse por anos e ninguém acabasse indo ao meu site? E se ninguém realmente se importasse com motivação?” Mas em vez de esperar para superar seu medo de começar, ele começou a fim de superar seu medo. O fato de que isso funciona é uma lição que muitas pessoas aprendem tarde demais, se é que ela sente.

Wang sugere que, para evitar esse deslizamento, você escute estas palavras de Richard Branson: “Se alguém lhe oferece uma oportunidade incrível, mas você não tem certeza se pode fazê-lo, diga sim – então aprenda a fazer isso mais tarde!”

2. Nada é tão importante quanto a saúde (e você não tem que sacrificar sua saúde para ser bem sucedido).

Muitas pessoas dão respostas deste tipo, mas a formulação específica usada na primeira metade desta rubrica vem da advogada Pradeeta Mishra. “É uma verdade horrível que só vem a nós quando caímos terrivelmente doentes – por vontade própria ou não”, escreve ela.

Wang concorda, enfatizando que qualquer negócio que pede para sacrificar seu bem-estar físico não vale a pena. Enquanto isso, Christian Bonilla dedica muito de sua resposta para convencer os leitores que você não tem que trabalhar-se na doença ou um túmulo precoce para ser bem sucedido.

“Eu acho que a maioria da dor do excesso de trabalho é autoinfligida.Nas grandes empresas onde você tem muitas pessoas nos níveis júnior, você verá hordas de jovens que entram em uma competição para ver quem pode trabalhar a maioria das noites e fins de semana e produzir mais e mais rápido. Muitas empresas implicitamente ou mesmo explicitamente incentivam isso, mas isso é muitas vezes uma maneira ineficiente para alcançar seus objetivos. Trabalhar com as coisas certas é mais importante do que simplesmente trabalhar muito.”

3. Nenhuma das melhores experiências de sua vida vai acontecer olhando para uma tela.

“Se você quer mais das melhores experiências de sua vida, minimize o tempo que você gasta na frente de [uma tela de computador, uma tela de telefone ou uma TV]”, diz o CEO Evan Asano. Eu não acho que essa exige muito mais explicação.

4. A felicidade é um hábito, não uma aspiração.

A expressão exata acima também vem de Asano, mas muitos dos entrevistados fizeram pontos semelhantes.

Wang coloca assim: “A felicidade é um estado de espírito, não um destino … Olhando para trás na minha vida, os momentos mais infelizes da minha vida ocorreram quando eu sempre pensei que eu tinha que alcançar um determinado objetivo para ser feliz. Não da maneira como a felicidade funciona. Você pode ser feliz agora. Seja feliz por estar vivo. Você está respirando. Você está aqui neste momento incrível que chamamos de vida. (A ciência o apoia.)

5. Tome cuidado no que você irá ficar bom

Outra grande sabedoria de carreira de Bonilla: “O grande paradoxo da aprendizagem é que a diversidade de conhecimentos dá-lhe liberdade para tentar mais coisas novas, mas ganhar experiência em uma área sempre significa ignorar as outras, reduzindo sua liberdade. Seu tempo é limitado …. Se você não prestar atenção a onde você acumula habilidades, você pode tomar decisões importantes de carreira completamente por acidente.

“É fácil ficar preso em uma área simplesmente porque é o que você sabe, se você acha ou não satisfatório”, adverte. (Isto é muito verdadeiro na minha experiência pessoal, e você?) Com isso em mente, ele oferece aos jovens este conselho: “Você vai ser muito mais feliz se você escolher a sua carreira conscientemente ao invés de deixar o  tempo tomar decisões por você “.

Que lições de vida você gostaria de acrescentar nessa lista?

 

Artigo originalmente publicado aqui.