Como o pessimismo pode realmente ajudá-lo a alcançar as suas resoluções de Ano Novo
Todos os anos, milhões de pessoas (talvez bilhões) fazem resoluções de ano novo. Elas prometem trabalhar mais, comer melhor, fazer mais exercícios, e várias outras mudanças radicais. Um número esmagador dessas pessoas acabam falhando em uma ou todas essas resoluções. Tenho certeza de que aconteceu com você – comigo sim. Por que é isso?
Parte do problema é que tendemos a ficar otimistas quando estamos perto do início de um novo ano. Dizemos a nós mesmos que seremos diferentes, melhores e mais fortes – alcançaremos esses objetivos. Eu acho que na maioria dos casos, estamos tão empolgados, acreditamos na avaliação otimista de nós mesmos – e esse é o problema.
Seja pessimista sobre seu futuro eu
Quando ficamos otimistas com relação a nós mesmos – quando pensamos positivamente, dizendo que vou conseguir, serei melhor – não conseguimos nos preparar para o sucesso. Assumimos que vamos ser mais inteligentes e preparados amanhã, por isso, muitas vezes deixamos de fazer os preparativos que são necessários para tornar mais fácil para nós termos sucesso amanhã.
Se você realmente queria se preparar para o sucesso em um objetivo difícil, seria realmente mais útil ver-se negativamente. Se em vez de pensar que eu vou acordar cedo e arrasar este treino amanhã, você pensou que minha bunda preguiçosa vai procurar qualquer desculpa para dormir e ignorar o treino amanhã – como você agiria diferente esta noite?
Você colocaria seu alarme longe de sua cama, então você teria que acordar completamente a fim de desligá-lo? Você teria todas as suas roupas de treino no seu saco de ginástica na porta? Você teria o café já moído e pronto para ser feito? Mas se você é otimista sobre seu futuro, provavelmente não pensaria nessas coisas.
Faça-o fácil subestimando-se
O verdadeiro truque para se preparar para o sucesso é fazer as coisas tão fácil quanto possível em si mesmo. A maneira de fazer isso é assumir que o seu eu futuro é um pouco mais preguiçoso, mais lento e menos organizado do que o seu eu atual. Quando você faz isso, você se prepara para essa preguiça, lentidão e desorganização – e você torna mais fácil para o seu futuro eu ter sucesso.
Pense nisso, quando você acorda e a roupa de academia está arrumada, o café está fermentando, sua água e lanches estão prontos, e sua lista playlist está pronta para ir – não há muita desculpa para faltar no seu treino. Depois de tudo o que o seu eu da noite fez para definir o seu eu da manhã para o sucesso, seu eu da manhã realmente deve fazer o esperado.
Quando você pensa sobre isso, esta é uma maneira de alavancar a nossa tendência natural de desistir das coisas. Muito inteligente – você culpa seu futuro eu em fazer a coisa certa.
Outras Aventuras no Pessimismo
Ser pessimista sobre o seu futuro ajuda com mais do que apenas seguir através de resoluções. Ele também ajuda você a se tornar mais organizado e inteligente. Basta seguir o princípio de não confiar na memória do seu futuro eu.
Eu já faço isso cerca de 70% do tempo. Quando minha esposa ou alguém me diz algo que eu preciso lembrar para uso futuro, eu pego o meu telefone e coloco na minha “caixa de entrada” para processar mais tarde.
Não confie em seu futuro eu para lembrar de algo. Se você tem uma maneira de capturar coisas; use-o! Por que colocar a carga sobre o seu futuro eu para lembrar algo? Ele consome sua energia mental e poder de processamento, que acrescenta a ansiedade, e que impede a organização.
E aqui está um bônus com relação a metas e resoluções: quanto mais organizado você estiver, mais provável é que você alcance novos objetivos que você define para si mesmo. Quando você tem um sistema que você confia para manter o controle de sua informação vital e projetos, é muito mais fácil manter-se no caminho com tudo isso. Então, faça um favor a si mesmo, e suponha que no futuro, você é um idiota. Em seguida, torne praticamente impossível para esse idiota estragar as coisas! É bem simples.
Porque se você assume que você será estúpido, você sempre excederá as expectativas
Quando você é pessimista sobre sua competência futura e nível de força de vontade, e você está comprometido com seus objetivos, você vai trabalhar agora para definir o seu eu futuro para ter sucesso. O que é ótimo sobre isso é que cada vez que o seu eu futuro idiota usa todas as coisas que o seu eu passado fez e faz a coisa certa – você vai se sentir incrível! Isso é porque você esperava que seu futuro futuro preguiçoso fosse preguiçoso e fraco, mas olhe – aquele bastardo fez isso afinal!
Isso são hipóteses, é claro, mas há alguma verdade nisso. Quando você é realista sobre como sua mente pode tentar fugir dos compromissos que você fez para si mesmo, e você acaba tendo sucesso apesar disso, é uma vitória real. Aquelas pequenas vitórias sobre suas fraquezas e defeitos são um combustível real para o seu caminho para o progresso.
Tão seriamente, jogue fora o conselho dos Norman Vincent Peales e Napolean Hills do mundo; Pense negativo! Pode ser a coisa mais positiva que você pode fazer por si mesmo.
Artigo originalmente publicado aqui.