A alfabetização infantil sempre foi bastante discutida em diversos âmbitos. Sua importância, a idade correta de início, as melhores práticas e os principais métodos estão sempre nas pautas dos educadores do Brasil e do mundo. Um novo conceito, no entanto, tem ganhado espaço nos estudos e debates dos profissionais da área: o letramento. Nesse artigo vamos discutir o conceito, a utilidade e qual a sua relação com a alfabetização.
A linha que separa os conceitos de alfabetização e letramento parece ser tênue mas, na prática, é fácil notar grande diferença. Qualquer pessoa que sabe ler e escrever, ou seja, consegue usar um conjunto de símbolos pré-determinados culturalmente para formar palavras e frases, é considerada alfabetizada. De acordo com o Wikipédia, letrado é “um indivíduo que domina a leitura, ou seja, que não só sabe ler e escrever (atributo daquele que é alfabetizado), mas também faz uso competente e frequente da leitura e da escrita”.
O letramento possui diversas dimensões e cada uma delas define o tipo de conhecimento presente na divisão. Temos, por exemplo, letramento musical, letramento literário, letramento científico etc. Prega-se, hoje em dia, a importância do multi-letramento para que a criança saia da escola com boas habilidades de redação e consiga realizar interpretações de texto de forma eficaz.
Precisamos deixar claro que não é necessário ser alfabetizado para ser letrado. De acordo com texto “O que é letramento?”, postado no WebArtigos, “verifica-se isso quando analfabetos pegam ônibus corretamente, interpretam manuais de instrução de acordo com as figuras representadas, vendem produtos, compram, passam troco, dão medicamentos corretamente a pessoas enfermas, manuseiam aparelhos celulares e até conseguem identificar números de outros aparelhos celulares no ato das chamadas”.
De acordo com o projeto de conclusão de curso de Gabriela Gonçalves Matheus, A literatura infantil no processo de alfabetização e letramento: desafios e possibilidades, os processos de letramento e alfabetização são indissociáveis. “A alfabetização ocorre por meio de atividades de letramento, a partir de práticas sociais de leitura e escrita”. A principal diferença, ainda de acordo com esse trabalho, é que “letramento está centralizado no social, já estar alfabetizado, trata-se de uma habilidade individual”.
Deseja conhecer mais sobre o assunto e a importância dos conceitos para a educação infantil? Quer saber as principais técnicas de alfabetização e como o letramento auxilia no desenvolvimento da criança? A Learncafe oferece o curso Alfabetização e Letramento: formando a capacidade de decodificar informação. Saiba mais, confira o conteúdo programático e comece agora mesmo.
A literatura no processo de alfabetização e letramento
A literatura em forma de redação, crônicas ou livro é considerado uma forma de interação entre autores (normalmente adultos) e leitores. Por isso, a literatura infantil fornece, para a criança, um maior contato da criança com o alfabeto mas também, com o processo de interpretação e apropriação da leitura. Se o contato com as obras for constante, a criança poderá, de maneira mais rápida e natural, fazer um uso socialmente aceito da leitura e da escrita, ou seja, letramento.
Como já mencionamos acima, o processo de alfabetização não é um pré-requisito para o letramento. Se pais e professores tem interesse no desenvolvimento do letramento desde a primeira infância, é possível incentivar a criança utilizando formas lúdicas, como, por exemplo, sugerir brincadeiras de ouvir e contar histórias.
A literatura infantil pode ser uma grande aliada no processo de desenvolvimento de letramento e alfabetização. Além disso, ajuda a desenvolver a criatividade, a imaginação e experiências significativas.
Esse texto é uma introdução a um assunto sério que certamente pode ser mais aprofundado e dificilmente será esgotado. A educação infantil é muito importante para o desenvolvimento pessoal e pode trazer, no longo prazo, mudanças extremamente positivas para a sociedade. A empresa Learncafe oferece um curso on-line muito interessante e que perpassa as diferentes etapas da alfabetização e letramento, o papel do professor e as principais práticas pedagógicas relacionadas. Dividido em 20 módulos, foi criado para ajudar os profissionais da área. Clique aqui para acessar a página e conheça o curso Alfabetização e Letramento: formando a capacidade de decodificar informação.
Para mais cursos na área de educação, clique aqui.
Conheça também nosso o Portal Learncafe e encontre o curso de sua preferência, em diferentes áreas do conhecimento.