O mercado tecnológico de telefonia móvel vem crescendo cada vez mais. Só entre abril e junho de 2015, segundo a Gartner, uma consultoria norte americana especializada em tecnologia, foram vendidos 329,6 milhões de celulares no mundo. Desse número, o incrível percentual de 82,22% são aparelhos que rodam o sistema Android.

Com tantas pessoas adquirindo celulares todos os dias, a demanda por aplicativos novos aumenta proporcionalmente, logo também cresce a procura por programadores mobile. A grande vantagem disso é que este mercado está em expansão mundial e não é um movimento exclusivo do Brasil.

Aprender a programar Android te abrirá portas para o mercado da tecnologia, trará oportunidades de emprego e, além disso, gera o amadurecimento de ideias, possibilitando a chance de você ingressar no mercado empreendedor. Aposte! Afinal, a única coisa que você tem a perder investindo na ideia de um aplicativo inovador é um pouco de tempo e alguns dólares com o registro do produto.

MAS, E NA HORA DE PROGRAMAR? É DIFÍCIL?

Quanto a isso, existem três perfis de pessoas distintos:

Para aqueles que já programaram JAVA: O nível de dificuldade para aprender a linguagem do Android será mínimo. Os únicos obstáculos que você terá que enfrentar são os conceitos de biblioteca, o ambiente em que seu aplicativo irá rodar e os conceitos do próprio JAVA para o sistema da Google.

Para aqueles que nunca programaram JAVA, mas já tiveram contato com a programação com linguagem orientada por objeto: Nesse caso, o nível de dificuldade será um pouco maior. Você terá que estudar a programação JAVA e depois se aventurar no sistema Android, desvendando seus mistérios. Mas isso não quer dizer que seja impossível. Estude, pesquise e se dedique!

E, finalmente, mas não menos importantes aqueles que nunca programaram JAVA e nem tiveram contato com programação com linguagem orientada por objeto: Esse caso é um pouco mais complexo, você estará iniciando do zero, precisará aprender tudo que é necessário para começar a programar. Sendo assim, o nível de dificuldade será muito alto, mas com coragem, determinação, tentativas, acertos e erros, é sim possível!

Agora vamos programar?

Conheça os cursos de programação Android do Learncafe.