Dr. Pam Moran não foi escolhida como Superintendente do Ano pela AASA – Associação Americana de Administradores de escola – e isso é realmente não é grande coisa. Ela não precisa dessa premiação para ter a certeza de seu lugar na história da educação deste século, e sim, há líderes educacionais em muitos lugares, fazendo coisas notáveis …
E, no entanto … Eu sinto a necessidade de dizer aqui que AASA perdeu uma oportunidade importante, uma oportunidade para celebrar um importante tipo de liderança, um tipo de liderança que, penso eu, cria uma espécie de mudança fundamental de baixo para cima em um sistema escolar.
Aqui está o porquê … é por isso que eu acho que a Albemarle County Public Schools são um símbolo de liderança neste momento:
- Contratando e engajando diferentes tipos de pessoas
Se ele está me contratando – o cara mais louco com as mais loucas ideias – ou um dos nossos melhores professores de tecnologia é uma mulher que estava ensinando francês no ensino médio, nossas escolas procuram montar equipes onde experiências de vida muito variadas criam uma gama de pontos de vista que podem corresponder a nossa gama de diferentes crianças.
Nós temos mais pessoas em nosso escritório central, que estavam muito mal na escola do que qualquer outro sistema maior que o nosso, temos diretores que não podem soletrar, e que não conseguem passar um minuto no edifício sem goma de mascar. Temos sempre pessoas na mesa de diferentes níveis econômicos. Nós somos barulhentos e tranquilos, jogando constantemente e geralmente sérios. Nascido nesta região, ou em outra região, ou em outros continentes.
Isso é importante. Há um enorme perigo quando queremos apenas os professores foram estudantes estrelas (uma crença desastrosa do Teach for America e muitos programas de formação de professores). As crianças variam muito. E assim, deve a sua equipe de liderança.
- Tudo significa tudo
Temos subúrbios e periferias incrivelmente ricos, um anel urbano com mais de 70 línguas faladas e grandes bairros, e nós temos a pobreza rural que tem persistido desde o início da colonização europeia da América. 70% da nossa área não tem acesso à Internet de banda larga – não a qualquer preço. Estamos em um estado que rejeita o dinheiro federal para prestar cuidados de saúde e de suportes para os pobres e deficientes. Pode ser fácil de se concentrar em alguns truques, como escolas ímã e projetos-piloto.
Esperamos o melhor em cada escola, para cada criança, a cada dia. Esperamos igualdade de oportunidades, embora em cada escola pode parecer muito diferente.
Do nosso projeto para dar a cada criança de banda larga onde quer que vivam – quaisquer que sejam seus recursos da família, com computadores reais com controle de estudante (como crianças ricas têm), a um programa curricular cruzado que garante aos nossos alunos de maior risco do 9º ano a chance completa para fazer eletivas, nós esperamos chegar a todas as crianças, todos os dias.
3. Vendo o mundo.
Todos nós brincamos sobre o número de e-mails que recebemos de Dr. Moran cada noite. Eles enchem nossas caixas de entrada assim que acordamos.
Esses e-mails nos conectam a notícias de todo o planeta e de todos os campos da atividade humana. Por que a Trinity College, em Dublin quer que os estudantes do primeiro ano de medicina façam aulas de arte? Por que uma empresa de mídia social tem seus escritórios projetados de forma lúdica? Por que Departamento de Defesa dos EUA escolas ou as escolas na Dinamarca, estão buscando novas arquiteturas? Por que este restaurante se parece assim? O que as crianças estão fazendo naquele parque?
E honestamente, muitos de nós respondemos com conexões semelhantes. Porque, se tudo o que vemos nas escolas dos Estados Unidos, ou até mesmo escolas em qualquer lugar, é a perda de 90% da aprendizagem humana.
- Profissionais empreendedores
Em nosso sistema, as ideias vêm de qualquer lugar. Motoristas de ônibus e agentes de custódia, TAS e professores, diretores e pessoal técnico. Não importa. Nós, para citar um colega, “contratamos pessoas inteligentes e deixamos fazer a sua coisa.”
Pam tem criado uma hierarquia exclusivamente plana que permite a inovação para subir ao topo rapidamente. Isso leva um único tipo de líder, um disposto a assumir riscos enormes e dar-se lotes de controle – que é muito mais difícil e mais complicado do que manter um controle apertado. Ela nos diz para, Dizer Sim, quando as crianças, professores, qualquer um, tem uma ideia. E isso fez nossas escolas ótimos lugares
- Ame as crianças. Confie nelas. Confie na infância.
Nada é mais importante. Pam ama cada criança que vem à nossa porta. E ela espera o mesmo, exige o mesmo, de todos os adultos em nosso sistema.
Mas deixe-me acrescentar mais. Falamos de “confiança nas crianças e na infância” em nossas escolas. Sabemos que as crianças vêm até nós naturalmente curiosas e muitas vezes em busca de aventuras, e que a infância e a adolescência são momentos para o risco e experimentação. E o Dr. Moran nos pede para não esmagar essas coisas, mas incentivá-los a acontecer em ambientes mais seguros, em nossas escolas onde podemos ajuda-los se falharem ou ajuda-los a se sujarem.
Desde um garoto construir casas na árvore em uma cafeteria de ensino médio, a crianças do jardim de infância brincando com computadores na lama, onde as crianças podem realmente estragar tudo, nós vivemos essa crença.
E simplesmente, se você não ama as crianças, se você não acredita na maravilha da infância, qual é o ponto?
Artigo originalmente publicado aqui.