A Rússia pode não ser o primeiro país que surge quando os pensamentos se voltam para estudos internacionais. Mas a verdade é que este país subestimado, porém cada vez mais inovador, possui uma longa lista de ofertas incríveis para estudantes de todo o mundo. Perguntando o que está pode estar esperando por você lá? Confira cinco razões para você estudar na Rússia.

1. Possui um grande número de universidades de prestígio.

Como o maior país do mundo, não é de surpreender que a Rússia seja o lar de tantas universidades – 950, para ser exato. Muitas destas instituições de ensino superior oferecem oportunidades educacionais mundialmente reconhecidas e reconhecidas mundialmente. A Rússia participa agora do Processo de Bolonha e muitas de suas universidades principais são membros da associação europeia das universidades. Entretanto, 22 grandes universidades russas ganharam pontos no QS World University Rankings 2016-2017.

A Rússia ganhou, recentemente, um lugar no resumo da Bloomberg das economias mais inovadoras do mundo, mas seu espírito inovador não se limita ao setor financeiro. A educação russa combina de forma única os rigores acadêmicos tradicionais com um compromisso com a inovação na forma de educação baseada em competências dentro de uma enorme áreas de estudo. Nós estaríamos mentindo se dissermos que estudar na Rússia é fácil. Um diploma de uma instituição russa é, no entanto, muito apreciado pelos empregadores do mundo, fazendo o esforço valer a pena.

Há uma razão pela qual os melhores e mais brilhantes alunos russos lutam tão ferozmente por vagas nas universidades do país. Não importa se você prefere engenharia, medicina, direito ou outros ramos. A Rússia oferece oportunidades quase sem fim de enriquecimento acadêmico.

2. Você pode obter uma educação de alto nível por muito menos do que você encontraria em outro lugar.

De acordo com os dados fornecidos pelo Estudo na Rússia, o custo máximo da mensalidade nas universidades mais elitistas do país atinge 344.000 rublos anualmente – isso é 6.100 dólares por ano. Enquanto isso, os programas de bacharelado em tempo integral começam em apenas 63.000 rublos por ano – ou US $ 1.100.

A única coisa melhor do que aulas baratas? Aulas gratuitas. O governo russo concede milhares de bolsas de estudo a estudantes internacionais todos os anos. Em 2016, por exemplo, 15.000 bolsas de estudo que abrangem a matrícula completa, um subsídio de manutenção e acomodações dormitório foram concedidas a candidatos internacionais

Por fim, as competições acadêmicas universitárias também oferecem incentivos financeiros para as estrelas universitárias.

E enquanto Moscou pode ser caro em comparação com outras partes da Rússia, o custo de vida lá é ainda significativamente menor do que seria em lugares mais disputados, como o Reino Unido.

3. A inovação e a investigação estão vivas, bem priorizadas na Rússia.

Apesar de a menção da palavra Rússia pode inicialmente trazer à mente a austeridade de uma paisagem Pós-Guerra Fria, o país percorreu um longo caminho desde então. Não só muitas das suas instalações são artísticas como, também, a Rússia já recebeu prêmios de colaboração internacional. Se você está procurando uma experiência de estudo internacional verdadeiramente global e de ponta, ir pra Rússia pode ser uma ótima ideia.

4. Você pode aprender um idioma em demanda.

A Rússia é não só uma potência regional como está retornando como uma potência mundial. Por causa de seu status emergente, todos, desde o governo federal até corporações globais, estão procurando especialistas em língua russa.

Planejando uma carreira em ciência ou tecnologia? O russo também é cada vez mais importante nesses campos – seguindo apenas Inglês em termos de número de publicações acadêmicas em campos como matemática, geologia, física, química e biologia.


 5. É um lugar incrível para se viver.

De sua gloriosa arquitetura e história lendária à sua vibrante cultura e deslumbrante vida noturna, há muitas coisas para ver, fazer e descobrir na Rússia. Os amantes das artes e os entusiastas desportivos também tem muitas chances de encontrar atividades para amar na Rússia.

Não só a Rússia é o lar de várias zonas climáticas, mas também reivindica 26 sítios do Patrimônio Mundial da UNESCO, incluindo a Praça Vermelha, o Kremlin, as Montanhas Douradas de Altai, o Lago Baikal, o Mosteiro da Santíssima Trindade de St. Sergius e muitos outros incríveis. Muitas universidades russas até organizam viagens de estudantes a esses marcos.

Enquanto os EUA, o Reino Unido e a Austrália coletivamente ganharam uma reputação como os “três grandes” destinos internacionais de estudo, a promessa da Rússia é monumental por direito e esforço próprio.

 

Artigo originalmente publicado aqui.