Ser reconhecido como expert na sua área de atuação é não apenas um sinal de que você está fazendo a coisa certa, mas um poderoso ímã de novas oportunidades profissionais. Ocorre que na internet sua reputação nem sempre é a mesma daquela no seu círculo de colegas. Seus cursos online podem ser voltados para leigos que não te conhecem e estarão disponíveis para interessados no mundo inteiro. Mesmo aulas online sobre engenharia em português, por exemplo, podem ser vistas por engenheiros que moram fora do Brasil.

Esses podem ser seus próximos alunos. Veja como conquistá-los aumentando sua autoridade como professor online.

1. Faça bons cursos online

As melhores universidades do mundo oferecem plataformas de cursos online gratuitos, a EdX e o Coursera. Boa parte do material consiste de vídeos dos professores nas salas de aula tradicionais. É uma oportunidade de assistir às aulas de autoridades no ramo.

Mais importante, é uma forma de você conhecer quais ferramentas didáticas são usadas nos melhores cursos online. Qual a duração dos vídeos? Com que frequência são aplicadas provas? Como é a interação da equipe com os alunos no fórum de discussão? Todo bom gerente de restaurante ou de hotel frequenta os melhores estabelecimentos do seu ramo, e com professores online não pode ser diferente.

2. Escreva um livro

Não é à toa que a palavra “autoridade” tem a mesma raiz de “autor”. Divulgar seu livro ou e-book é uma forma de evitar que seus potenciais alunos duvidem da sua capacidade. Outra vantagem é que um produto fortalece o outro: o leitor do seu livro pode se interessar por seu curso online, e o aluno satisfeito pode querer comprar seu livro depois das aulas.

3. Apareça na mídia

Mesmo uma breve aparição no telejornal local já afirma com muita força sua autoridade no mundo online, no qual as pessoas estão cada vez mais desconfiadas de charlatães ou de entrar numa roubada. Inclua no seu site ou na página do seu curso links ou imagens de entrevistas suas na televisão ou na mídia impressa.

4. Fale em eventos

Dar aulas em universidades ou na sua associação profissional são formas de afirmar suas credenciais. Podemos aprender bastante sobre o palestrante Stephen Kanitz, por exemplo, neste vídeo de sua aula inaugural na Faculdade de Economia e Administração da USP. Quem assiste já sabe se faria um curso online dele ou não.

5. Capriche no design

Sites com design dos anos 90 não são perdoáveis (a menos que você seja o filósofo best-seller Nassim Nicholas Taleb). Uma página limpa, bonita e eficiente é uma forma de antecipar aos alunos como vai ser o seu curso: se o site é legal, o curso também será; se o site é desleixado, o estudante imaginará que o professor provavelmente também será assim.

6. Responda a perguntas

Um médico, um dentista, um advogado ou um professor de português conseguem construir uma boa reputação se forem conhecidos por responder a perguntas do público (e você certamente conhece exemplos em todas essas profissões). Manter uma página para responder a perguntas enviadas por alunos ou curiosos é uma forma de tornar seu trabalho conhecido e de comprovar que você é capaz de dirimir dúvidas, habilidade essencial para qualquer bom professor, nas telas ou fora delas.

E você, que achou destas dicas para estabelecer autoridade? Deixe sua opinião na seção de comentários abaixo!