Trabalhar com tecnologia pode ser uma carreira fascinante. Ter a oportunidade de criar aplicações que melhorem a vida das pessoas, aproximando-as umas das outras ou facilitando tarefas do dia a dia. No Brasil, o mercado para programadores tem crescido exponencialmente. Não apenas pelo número de startups que surgiram, mas também pelo aumento do número de pessoas com acesso à internet.
Contudo, essa alta demanda não significa que o mercado espera uma formação média do profissional. Pelo contrário, as empresas estão cada vez mais exigentes com os conhecimentos dos contratados. Assim, antes de investir na carreira de programador é fundamental entender o que é preciso para chegar ao topo. A seguir, nossas dicas.
Busque dicas de outros programadores
Conversar com pessoas que estão no meio há mais tempo é uma dica valiosa para quem quer começar a programar. Isso é importante porque, em geral, esses desenvolvedores já trilharam o caminho das pedras para chegar onde estão e darão ótimas dicas sobre como e onde começar a programar.
Por exemplo, algumas linguagens são mais fáceis de programar do que outras. Umas tem mais aplicação para web, outras para desktop. Há linguagens comerciais, linguagens com mais vagas, que pagam melhor, que pagam pior. Esses detalhes podem interferir no seu estudo, então pesquise com quem está vivendo isso na prática.
Conheça o básico
Para se tornar um bom programador não basta dominar uma linguagem de programação ou entender como bancos de dados funcionam; é preciso, antes de tudo, entender o básico. Muitas vezes, estudar linguagens mais antigas te dará uma visão mais ampla das linguagens modernas.
Além de melhorar seu currículo, você terá um leque maior de soluções à medida que os problemas forem surgindo. Também é indicado que você entenda como hardwares funcionam – principalmente servidores – quando for programar para web. Esse conhecimento te ajudará a criar aplicações mais otimizadas e preparadas para tratar grandes volumes de dados.
Faça cursos online
Os cursos online são boas opções para você começar a aprender a programar. Esse tipo de ferramenta permite que seu aprendizado teórico seja misturado ao aprendizado prático, coisa que livros e apostilas não conseguem.
Dessa forma, escolha cursos que permitam a você praticar o que está aprendendo e que também te deem uma visão clara do seu avanço. É fundamental saber em que estágio você está e para qual está indo, a fim de entender qual seu grau de conhecimento em programação antes de se aventurar em projetos mais complexos. Outra vantagem dos cursos online é o custo. Por serem feitos pela internet, eles são mais baratos do que aulas presenciais.
Pratique muito
Por fim, pratique muito. Um bom programador não é formado apenas pelas lições que toma, mas principalmente pelo tempo que se dedica praticando o que aprendeu. Em programação, muitos erros no código são causados por falhas humanas no momento de escrevê-lo. Identificar e evitar essas falhas é uma característica que você terá apenas com o tempo e muita prática.
A grande demanda por programadores e a facilidade com que se é possível aprender a desenvolver abrirá boas oportunidades no mercado de trabalho. Basta para isso estudo, dedicação e curiosidade em descobrir como toda a internet é construída.
Você tem mais alguma dica sobre como se tornar um programador? Dê seu recado nos comentários abaixo.