Todos sabemos como a Educação é um processo importante, pois afinal de contas, é através desse processo que forma-se os profissionais que atuarão e construirão uma nação. Entretanto, como garantir a Educação de qualidade?

Esse é o papel do Coordenador Pedagógico. Uma figura já conhecida por quase todos nós, mas, na verdade, uma profissão incompreendida. Afinal de contas, quem nunca pensou no Coordenador apenas como a pessoa responsável por conversar com os pais e apresentar a escola, ou mesmo como o “vigia”.

Pois é, esses fatos fazem com que percebamos como sua função é, às vezes, subestimada. Veja abaixo quais são as características e funções atribuídas a esse profissional e entenda qual é a sua importância para a garantia real de uma Educação de Qualidade e de um processo sadio, realizado através da participação ativa de todos.

Conselheiro, vigia, fiscal, atendente? O que exatamente faz o coordenador?

O Coordenador terá como tarefa o aperfeiçoamento do processo de ensino e aprendizado. Para concretizar essa tarefa, ele terá de assumir vários papeis.

Mediador

Coordenar é também liderar e sabemos que o líder não é aquele que manda, mas sim aquele que se envolve no projeto e auxilia a todos os envolvidos. Será, sim, tarefa desse profissional o contato com os pais, com professores, alunos e diretores, mas muito mais que atendente, ele deverá ser um Mediador. Não apenas Mediador de conflitos, mas Mediador de ideias, de projetos de oportunidades.

O Coordenador deverá perceber as possibilidades de aprendizado formal (dentro da sala de aula) e informal (no pátio, em casa, na comunidade) e agir em todos esses espaços promovendo interação e uma conexão entre escola e cultura, entre os profissionais ligados a escola e entre comunidade e escola.

Agente de transformação

Além de reunir todos os profissionais da escola para discussões, o Coordenador será também responsável pela organização e planejamento desses encontros, de modo a torná-los produtivos e auxiliar para a manutenção e aprimoramento de projetos.

Pedagogo

É essencial que esse profissional separe um tempo para conversar com cada docente da instituição a fim de verificar sua metodologia, e não apenas sugerir novas estratégias, mas também aprender com as utilizadas e garantir que as práticas em sala possam gerar bons resultados.

Agente de formação

É preciso preparar e inscrever os docentes em oficinas, e demais atividade de formação e aprimoramento. O Coordenador deve acompanhar de perto esse processo e garantir a formação e aprimoramento continuo da equipe.

Agente planejador

Planejar será a palavra chave para descrever as atividades do Coordenador Pedagógico. Ele deverá conhecer sua escola, a média do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), o resultado de sua escola e sempre traçar novas metas e projetos para alcançar sempre conquistas maiores.

As tarefas são enumeras. Entretanto, a organização do processo Educacional não é responsabilidade apenas do Coordenador Pedagógico. Veja as funções que erroneamente atribuímos a eles:

Funções que não competem ao Coordenador Pedagógico

Fiscal

A fiscalização de entrada e saída de alunos deve ser uma atividade atribuída a um porteiro, por exemplo, alguém treinado para tanto. O Coordenador somente deverá ser consultado em casos incomuns e deverá dar suporte a esse funcionário.

Conferir organização e limpeza de salas

Mais uma vez, o suporte ao funcionário responsável pela organização e limpeza é o suficiente. É claro que conferir uma vez ou outra é bacana, apenas para assessorar também o funcionário e perceber ele a está cumprindo adequadamente.

Professor Substituto

O coordenador não deve substituir professores, mas organizar-se para possíveis imprevistos. Caso um professor não compareça, por exemplo, é necessário que se tenha um quadro de professores aptos a substituição e horários de disponibilidade ou mesmo que atividades extras sejam programadas para esses horários.

Administrador

Apesar de ser um cargo de gerência, cuidar de questões burocráticas, financeiras e administrativas é tarefa do diretor e não do coordenador. Ele poderá auxiliar o diretor, mas não executar tais atividades. É necessário que esse profissional se atenha às questões pedagógicas do ambiente escolar primordialmente.

Gostou das dicas dadas? Que tal então aprimorar ainda mais seu conhecimento e sua capacidade como Coordenador Pedagógico entendendo como executar com excelências as funções atribuídas a você, ou mesmo, aprender e se aperfeiçoar para assumir uma nova profissão? Veja alguns cursos de pedagogia clicando aqui e abra caminhos em sua carreira.