Oxford ganhou o prêmio de melhor universidade do mundo, de acordo com o último Ranking da Times Higher Education. É a primeira vez que uma instituição de fora dos Estados Unidos está no topo da lista.
O ranking analisa 980 universidades, que representam apenas 5% das instituições de ensino superior do mundo. Setenta e nove países aparecem nesta lista de destaque; no entanto, a distribuição das universidades está longe disso.
(Países em branco não têm instituições no ranking de 2016)
Imagem: Times Higher Education
A dominância de universidades norte-americanas no ranking é clara. Durante os últimos doze anos nenhuma outra nação chegou ao primeiro lugar e o top 10 tem destacado com frequência a maioria das instituições dos EUA.
Em 2016, 148 universidades americanas entraram nos rankings e 63 entraram para o top 200.
Europa
O Reino Unido, com 91 instituições na lista, é o local com o maior número de universidades de alto nível da Europa. É o único país além dos EUA que dispõe de mais de uma instituição no top 10 deste ano.
Um outro país a entrar para o top 10 é a Suíça, cuja Universidade ETH Zurique apareceu em nono lugar. (Outras nove universidades suíças entraram no ranking global).
A Alemanha, a Itália, a França e a Espanha têm mais de 26 universidades no ranking. Mas como o Times Higher Education nota, muitas nações europeias estão “perdendo terreno já que a Ásia continua em ascensão”.
Ásia
Apesar de universidades ocidentais continuarem a dominar as melhores colocações, as instituições asiáticas foram ganhando terreno. Em geral, 289 universidades asiáticas, de 24 países, entraram para os rankings – 19 das quais alcançaram o top 200.
A região com a universidade de melhor desempenho atingiu uma colocação este ano. A Universidade Nacional de Singapura subiu para 24 º lugar, um aumento de duas posições.
A China tem mais de 50 instituições no ranking, e seu principal estabelecimento, a Universidade de Pequim, moveu de 42º para 29º lugar, no ano passado.
O Japão é a nação mais representada da Ásia, com 69 universidades no ranking. A Universidade de Tóquio, Japão, com a posição mais alta no ranking, acabou de entrar no top 40, em 39º lugar.
Enquanto isso, Hong Kong é o lar de cinco universidades do top 200.
No entanto, apenas quatro das 52 universidades da China nos rankings entraram para o top 200, enquanto o Japão tem apenas duas instituições.
Após os EUA e o Reino Unido, a Alemanha e os Países Baixos são os países com o maior número de universidades de elite.
PAÍSES REPRESENTADOS NO TOP 200
Imagem: Times Higher Education
Publicado originalmente em www.weforum.org.
Tradução por: Crislayne Santos