Qual é a melhor parte de inicio de ano? Para os leitores, o verdadeiro destaque da temporada pode ser apenas as milhares de listas de livros inspiradores nas diversas áreas como negócios, culinária, auto-ajuda, entre outras.
Esta abundância de recomendações é inspiradora, mas também esmagadora. Quem tem tempo para verificar um milhão de sites e blogs? Felizmente, o Facebook lançou recentemente a sua campanha #readytoread (#ProntoPraLer, em tradução livre) para reunir muitos livros inspiradores em um só lugar.
Para o evento online, a rede social pediu uma impressionante variedade de líderes, desde o chefe da Virgin, Richard Branson até o astronauta Scott Kelly, para compartilhar uma foto ou um vídeo descrevendo as suas leituras favoritas de 2016. É uma festa para os amantes do livro. Aqui está uma seleção do grande número em oferta (juntamente com explicações de porque o livro ganhou sua recomendação, quando disponível). Confira abaixo os livros inspiradores desses grandes profissionais.
Richard Branson, fundador da Virgin
- Travels with Charley, por John Steinbeck: “Ele abre os olhos para os pequenos prazeres da vida e as grandes maravilhas da humanidade nos pequenos momentos que importam. Não é uma direção sobre como liderar. Você poderia vê-lo como um guia sutil sobre como viver. Este livro possui uma versão em português de Portugal chamado “Viagens com o Charley”.
- Black Box Thinking ou O Princípio Da Caixa-Preta, por Matthew Syed. “Ele ressalta a necessidade de uma mentalidade de crescimento na vida, defende a mudança de atitudes em relação ao fracasso e compreende que a única maneira de aprender é tentar coisas e alterar nosso comportamento com base nos resultados”.
Bobbi Brown, fundadora e CCO da Cosmética Bobbi Brown
- Strong Is the New Beautiful, por Lindsey Vonn
- Born to Run, por Bruce Springsteen: “Minha nova biografia favorita de Bruce Springsteen, meu amigo e deus do rock. Está escrito como ele canta, bonito e profundo”.
- Breaking Night ou Varando A Noite, por Liz Murray: “O meu livro favorito de sempre, a história de uma sem teto, para Harvard”.
Tina Brown, presidente e CEO da Tina Brown Live Media
- Ghettoside: A True Story of Murder in America, por Jill Leovy: “Seu livro é um retrato emocionante e envolvente da negligência da aplicação da lei de comunidades afro-americanas atormentadas pela violência no lado sul de Los Angeles na década de 1990”.
Bill George, professor da Harvard Business School
- The Road to Character ou O Caminho para o Caráter (em português de Portugal), por David Brooks: “O melhor livro sobre a importância do caráter nos líderes. Certifique-se de estudar o ‘Código da Humildade’ no capítulo final.”
- Mindful Work, por David Gelles: “A crescente importância da meditação no aumento da saúde corporativa e produtividade.”
- The Boys in the Boat ou Meninos de Ouro, por Daniel James Brown: “História inspirando de meninos desprivilegiados que ganharam a medalha de ouro olímpica em 1963 com grande persistência.”
- Long Walk to Freedom ou Longa Caminhada Até a Liberdade ,por Nelson Mandela: “O maior líder de nossas vidas contando sobre como ele encontrou seu propósito na prisão”.
Yves Guillmont, fundador da Ubisoft
- The Art of Happiness ou A Arte da Felicidade, por Dalai Lama: “Nele, Dalai Lama explica como mudar as nossas percepções para encontrar a felicidade em momentos e lugares inesperados. Cada encontro, evento e desafio é uma oportunidade de aprender e crescer. Este estado de espírito é a chave para a felicidade e sucesso! “
Margaret Heffernan, empresária e colunista da Inc.com
- Criatividade, Inc. por Ed Catmull: “Um relato de senso comum de como a PIXAR conseguiu tanto assim e tão rápido. Nenhum absurdo, está cheio de grandes insights sobre o tipo de liderança que faz com que todos tenham sucesso”.
- Team of Teams pelo General Stanley McChrystal: “Eu não acho que o negócio é a guerra, mas McChrystal alcançou tal colaboração de alto nível entre silos e organizações que qualquer líder pode aprender com ele. Esteja preparado para mudar alguns estereótipos”.
- Giving Voice to Values por Mary Gentile: “Muitos líderes são apenas ovelhas excelentes, os verdadeiros líderes são as pessoas – em qualquer nível de uma organização – que pensam por si mesmos e falam para fora. Este livro oferece excelente orientação sobre como fazê-lo de forma eficaz “.
- Give and Take ou Dar e Receber, por Adam Grant: “Um excelente argumento que demonstra que os grandes líderes dão, pensam profundamente sobre os outros e apreciam que ninguém consegue sozinho. Uma excelente maneira de desfazer todos os disparates competitivos que você pode ter aprendido com a escola.
Deborah Lee James, Secretária da Força Aérea
- All the Light We Cannot See ou Toda Luz que não Podemos Ver, por Anthony Doer: ” [Escolhido]Por causa de suas mensagens sobre cuidar das pessoas, a importância da ação ousada, e seu foco na integridade e moralidade”.
- The Candy Bombers: The Untold Story of the Berlin Aircraft and America’s Finest Hour por Andrei Cherny “Por sua ênfase na liderança positiva em face da adversidade, sua mensagem de que os pequenos atos de bondade significam muito, e sua história de inovação”.
- The Wright Brothers por David McCullough: Este livro “ensina-nos que o fracasso é uma oportunidade de aprender, que o trabalho em equipe é vital e que a perseverança compensa”.
Scott Kelly, Astronauta
- Endurance: Shackleton’s Incredible Voyage ou A Incrível Viagem de Shackleton, por Alfred Lansing: “A história verdadeira do explorador britânico Ernest Shackleton e da tripulação de 27 homens que zarpou para que a Antártica. A expedição malfadada forçou a tripulação a abandonar seu navio depois de ter sido esmagada pelo gelo e começar uma jornada de sobrevivência. Não é apenas uma história de sofrimento, mas também um conto inspirador de liderança “.
Matt Salzberg, fundador e CEO da Avental Azul
- Righteous Porkchop, por Nicolette Hahn Niman: “uma ótima leitura sobre as armadilhas da agricultura de fábrica e um olhar sobre como melhorar a cadeia de suprimentos para produzir carne mais saudável, mais humana e saborosa”.
- The Omnivore’s Dilemma ou O Dilema do Onívoro, de Michael Pollan: “Leitura obrigatória para qualquer um que se importa com a origem da sua comida. Uma visão completa dos problemas com a alimentação nos dias de hoje e como podemos construir um sistema melhor.”
- Judo Strategy ou Estratégias de Judô, por David Yoffie e Mary Kwak: “Toneladas de dicas para organizações jovens lutando com grandes empresas já estabelecidas. A essência do Judô é usar, no momento certo, a maior força do seu adversário contra ele mesmo.”
- The Amazing Adventures of Kavalier & Clay ou As Incríveis Aventuras de Kavalier e Clay, por Michael Chabon: “Um dos meus romances favoritos. É sobre um imigrante que escapou da Segunda Guerra Mundial e começou um império de revistas em quadrinhos”.
Dan Schulman, CEO do PayPal
- Montana 1948 por Larry Watson: “É uma história fascinante, mas tem profundos temas subjacentes que ressoam filosoficamente comigo. O livro força você a questionar o fato de que certos preconceitos são específicos de um momento e lugar na história. O que foi inquestionável no passado pode ser visto em uma luz muito diferente agora, e, freqüentemente, a verdade não é o que se acredita ser.
Devin Wenig, CEO do eBay
- Chaos Monkeys, de Antonio Garcia Martinez: “Uma visão da cultura de culto do Vale do Silício. Achei um livro incrivelmente – se não brutalmente – honesto. É uma ótima leitura para qualquer pessoa que deseja lançar uma startup ou pensa em trabalhar em uma.”
Artigo Originalmente publicado aqui.