Muitas pessoas se questionam: Por que estudar matemática? Vou precisar usar cálculos complexos na vida real? Esta pergunta já foi feita por quase todos os alunos aos seus professores um dia. Entretanto, o domínio das exatas é muito útil para o nosso cotidiano, pois ela está presente em quase tudo.
A matemática está em toda parte, remontando desde a Idade Antiga, onde os gregos defendiam que o saber matemático era fundamental para dar conta de explicar o universo. Mas nas escolas contemporâneas, são poucos os alunos que se interessam pelo universo dos cálculos, expressões e teoremas. A Trigonometria é considerada a área mais difícil de ser aprendida pelos alunos do Ensino Médio.
Mas para deixar de lado este fantasma que a matemática representa para os alunos, há algumas formas de ensinar matemática que despertarão interesse nos alunos e nas demais pessoas que não se simpatizam com esta área do saber. Confira:
Ensinar matemática por meio de jogos
Atualmente se questiona sobre as formas de se ensinar matemática, pois a comunidade de Educação Matemática clama por renovações no ensino matemático e também se questiona a atual concepção de como se aprende matemática. Pode parecer estranho, mas os jogos são formas eficientes de ensinar matemática.
Além de serem divertidos, os jogos de Tabuleiro são capazes de despertar o interesse nas crianças. O Banco Imobiliário, por exemplo, desperta o interesse dos alunos para práticas matemáticas mais complexas, que envolvem gerenciamento de dinheiro e valores.
Os jogos de computador, que envolvem labirintos e explorações de cavernas possibilitam um conhecimento à criança do que é sequência, tamanho, geometria e contagem. Mas os jogos clássicos como o Jogo da Velha, Xadrez e Dama desenvolvem o raciocínio lógico e estratégico de como vencer a partida, o que é o fator fundamental para se aprender matemática atualmente, o raciocínio.
Fazendo uso dos Blocos de Construção
Os blocos de construção, também conhecidos como “Legos” contribuem para a construção e organização de estruturas lógicas, pois exige dos estudantes matemática básica e também habilidades de engenharia e geometria.
Este método vem sendo amplamente utilizado como uma nova forma de ensinar matemática. Os Blocos de Construção contribuem para o método de tentativa e erro, fazendo com que os estudantes apliquem quais blocos se adaptam as suas construções.
Aprender matemática no supermercado
Uma forma bastante inovadora de se ensinar matemática é levar a criança ao supermercado e colocar para que ela resolva problemas sobre pesos e medidas. Problemas simples podem ser utilizados como: “Quantas laranjas são necessárias para formar um quilo? E qual pesa mais: cinco batatas ou cinco laranjas?”
Visitando lugares como forma de ensinar matemática
Uma das atividades mais empolgantes para os estudantes é dar um passeio ou mesmo se aventurar numa viagem escolar. Esta atividade pode ser uma ótima opção de se ensinar matemática para os alunos. Para o professor de matemática, há variadas formas de despertar o interesse dos alunos utilizando cálculos simples sobre a distância do local para onde eles estão indo. Um exemplo é o número de cidades irão passar, qual o melhor caminho a ser utilizado durante a viagem.
Aprenda matemática a partir de cursos online
- Matemática para crianças de 6 a 7 anos – Brincando com os números
- Matemática para crianças de 8 a 10 anos – Números por todos os lados
- Matemática para Jovens de 11 a 14 anos – Matemática Elementar
- Análise combinatória
Há muitas formas de ensinar matemática que são inovadoras e precursoras em desenvolver o gosto pelos cálculos e teoremas. O ensino de matemática vem sendo amplamente renovado nas escolas, onde as mesmas fazem uso de técnicas e novas formas com o propósito de torná-la uma disciplina agradável e menos complicada.
Quer aprender mais sobre novas metodologias para ensino de matemática? Acesse nosso cursos online de matemática e descubra como transmitir esse conhecimento de um jeito fácil!