Todos nós experimentamos o stress no trabalho, não importa o trabalho. Mas para os professores, o trabalho parece estar ficando cada vez mais difícil e o estresse mais difícil de se livrar.

Um novo relatório lançado neste mês reúne alguns números gerais sobre isso:

Quarenta e seis por cento dos professores   dizem que se sentem altamente estressados diariamente. Esse número está no mesmo nível dos enfermeiros e médicos. E aproximadamente   metade dos professores concordam   com esta afirmação: “O stress e decepções envolvidos no ensino desta escola não valem a pena.”

É um problema para todos nós – não apenas para estes infelizes professores.

Eis o porquê: “Cerca de 30 e 40 por cento dos professores deixam a profissão nos seus primeiros cinco anos”, diz Mark Greenberg, professor de desenvolvimento humano e psicologia na Universidade Penn State.

E o faturamento, diz ele, custa a escolas – e contribuintes – bilhões de dólares por ano, enquanto a pesquisa (como esta e esta ) sugere o esgotamento do professor, o que prejudica o desempenho do aluno também.

Greenberg estudou as escolas dos Estados Unidos há mais de 40 anos e, com o apoio da Fundação Robert Wood Johnson (também um financiador NPR), ele ajudou a escrever um resumo explorando o estresse do professor.

Ele diz que os professores se sentem esgotados por muitas razões, incluindo os testes e o fato de que muitos alunos estão indo para a escola estressados. Quanto às correções, Greenberg recomenda algumas.

Novos professores que recebem orientações constantes estão menos propensos a sair .Programas de bem-estar no local de trabalho também podem ajudar. Mas ambos exigem uma aquisição a nível escolar ou até mesmo distrital. Se isso não é realista, Greenberg sugere uma correção que está bem dentro do controle de todos os professores, que só poderia surpreender você…

Consciência plena

Isso mesmo, consciência plena. Para os professores. Patricia Jennings escreveu o livro sobre isso (literalmente). É chamado   Consciência plena para os professores .

Jennings diz que os professores que receberam treinamento de cuidado da mente “mostraram redução do estresse psicológico e “tempo de urgência” – que é esse sentimento como se você não tivesse tempo suficiente. E, em seguida, melhorias na atenção e regulação da emoção. ”

Tradução: Estes professores eram mais capazes de lidar com os desafios da sala de aula e gerir os seus sentimentos, o que tornou mais fácil para eles gerenciarem grandes sentimentos de seus alunos. E isso, diz Jennings, ajuda os alunos a aprender.

O que é a consciência plena? As definições variam, mas Jennings gosta de pensar nisso desta maneira: atender as coisas no momento com curiosidade e aceitação.

Se tudo isso soa um pouco… frouxo, tenha certeza, há ainda uma pesquisa sobre como a consciência plena pode ajudar a reduzir o estresse em fuzileiros navais dos EUA se preparando para a implantação e deslocamento .

“Ponha sua máscara de oxigênio em primeiro lugar”, ela diz a seus novatos. “E então vamos falar sobre todo mundo.”

Texto original por:   Cory Turner

Tradução por: Crislayne Santos