No mundo da programação nos deparamos com diversas linguagens, do Delphi ao PHP passando por Java, .Net e mobile, existe uma infinidade de possibilidades para aprender a programar. Muitos acreditam que a linguagem de programação da vez é a Python. Python foi criada em 1991 com os objetivos principais de legibilidade, ou seja, boa leitura e produtividade. Foi criada por Guido Van Rossum para programar códigos bons e fáceis.
O Python utiliza poucos caracteres especiais, deixando a linguagem semelhante a um pseudocódigo executável, também utilizada identificação na marcação de blocos e baixo uso de compilação, entre outras funcionalidades que o deixam muito simples e fácil de ser utilizado pelos programadores. Um diferencial dessa linguagem é que ela pode ser utilizada para criação de programas simples e ágeis, porém estruturas mais complexas são disponíveis para a criação de códigos mais robustos. Com Python é simples criar usando poucas linhas de algoritmos.
Outro motivo pelo qual essa linguagem veio para ficar possui uma grande biblioteca padrão que possui funções e métodos possíveis de serem utilizados para qualquer tarefa. O mais incrível entre todos esses pontos é que o Python é uma linguagem de multiplataforma e livre, isso quer dizer que qualquer programa escrito em uma plataforma poderá ser utilizado em outra plataforma sem sofrer alteração alguma. Essa linguagem permite que o desenvolvedor modifique o código para que ela rode em qualquer lugar.
Com a linguagem Python é bem tranquilo conseguir traduzir ideias em códigos, sendo muito legível para qualquer um que leia os códigos, mesmo que essa pessoa seja especialista em outras linguagens, com essa ideia de código livre a comunidade que utiliza o Python é bastante engajada em contribuir para o crescimento do uso da mesma. Por esse motivo a documentação existente sobre a linguagem é muito grande e muitas vezes é fácil encontrar módulos inteiros já desenhados.
Essa linguagem pode ser utilizada para praticamente todas as tarefas, e com isso se torna uma maneira mais fácil de criar um programa completo. É uma linguagem simples que tem como objetivo ajudar o desenvolvedor a solucionar problemas, não sendo mais um entrave nesse processo.
Conheça os cursos de Python do Learncafe.