Python vem se mostrando como a melhor linguagem de programação para desenvolvedores iniciantes por ser fácil, simples e ter uma sintaxe limpa. Além disso, possui ampla documentação e uma comunidade engajada que cria materiais de tira dúvidas de outros programadores que estão começando. Na internet existe uma infinidade de artigos, fontes e referências sobre essa linguagem, isso torna o Python o queridinho dos desenvolvedores.
Para começar a desenvolver nessa linguagem você precisa instalar o Python, para pessoas que utilizam o Linux ele já é um programa nativo do sistema. Depois de instalado o programa, para aproveitá-lo melhor você precisa utilizar os comandos do terminal, com isso seu aprendizado será mais rápido. Tenha um editor de texto, o Notepad ++ para criar seus códigos e comece fazendo exercícios fáceis que você encontra o passo a passo na internet. Esses exercícios iniciais darão a você uma base sobre a linguagem e suas especificidades, fazendo você se soltar cada vez mais no desenvolvimento.
Para entender melhor a linguagem e começar da melhor maneira possível, tenha em mente quais são seus objetivos principais com o Python, se é aprender a desenvolver jogos, se especializar para trabalhar no ramo de web ou apenas um hobby, já que cada uma dessas opções requer um grande esforço, e muitas vezes os esforços são diferentes para cada objetivo traçado. Procure entender todas as partes da linguagem, por exemplo, o que é uma função no python, como funciona, o que são classes e metaclasses, entre outros nomes importantes.
Estude o máximo de livros que conseguir, procure-os online, existem bons livros disponíveis para te ajudar a melhorar cada dia mais, entre eles recomendamos o Dive into Python 3, o Python 3 Cookbook e também cursos de Python, como Python para Zombies. Não economize na hora de buscar informação, quanto mais você ler e aplicar na linguagem, melhor você ficará. Uma boa dica para quem quer estudar Python é atrelar estudos sobre web, já que na maioria das vezes um desenvolvedor irá lidar com web no seu trabalho de desenvolvimento.
Quando estiver estudando crie um projeto real para ir aplicando o seu aprendizado, essa é uma ótima maneira de não se esquecer do que aprendeu.