Um certo fazendeiro havia envelhecido e estava pronto para passar sua fazenda a um de seus dois filhos. Quando ele trouxe seus filhos para falar sobre isso, ele disse a eles: A fazenda vai para o filho mais novo.

O filho mais velho ficou furioso! – “Do que você está falando? ” Ele disse.

O pai sentou-se pacientemente, pensando.

“Ok”, o pai disse, “Eu preciso que você faça algo por mim. Precisamos de mais estoques. Vai à fazenda do Cibi e vê se ele tem vacas para vender? “

O filho mais velho em breve voltou e relatou, “Pai, Cibi tem 6 vacas para vender”.

O pai graciosamente agradeceu o filho mais velho por seu trabalho. Ele então se virou para o filho mais novo e disse: “Eu preciso que você faça algo por mim. Precisamos de mais estoques. Vai à fazenda de Cibi e vê se ele tem vacas para vender?

O filho mais novo fez como lhe pediu. Pouco tempo depois, ele retornou e relatou: “Pai, Cibi tem 6 vacas para venda. Cada vaca custará 2.000 rupias. Se pensarmos em comprar mais de 6 vacas, Cibi disse que estaria disposto a reduzir o valor de 100 rupias. Cibi também disse que eles estão recebendo vacas jersey especiais na próxima semana, se não tivermos pressa, seria bom esperar. No entanto, se precisamos urgentemente das vacas, Cibi disse que poderia entregar as vacas amanhã.

O pai agradeceu graciosamente ao filho mais novo por seu trabalho. E então se virou para o filho mais velho e disse: “É por isso que seu irmão mais novo está recebendo a fazenda.”

Pessoas bem-sucedidas têm iniciativa

A maioria das pessoas só fazem o que lhes é pedido, fazendo apenas o requisito mínimo. Eles precisam de instruções específicas sobre a maioria das coisas que fazem.

Por outro lado, aqueles que se tornam bem-sucedidos estão ansiosamente envolvidos em uma boa causa. Eles não precisam ser gerenciados em todas as coisas. Eles não apenas fazem o trabalho, eles fazem direito e completo. Eles também influenciam a direção de como certas ideias e projetos vão.

Mais importante ainda, aqueles que se tornam bem-sucedidos têm iniciativa. Eles se aproximam das pessoas, fazem perguntas, fazem recomendações, oferecem ajuda e lançam suas ideias.

Ser bem-sucedido requer ser proativo e não esperar a vida vir até você. Significa que você está no ataque, não na defesa. Você é ativo, não passivo.

Em cada organização, há um grupo seleto de poucos funcionários que seriam difíceis de substituir. Para a maior parte, a maioria das pessoas são como o filho mais velho na história. A maioria das pessoas poderia ser facilmente substituída. A maioria das pessoas é passiva e reativa. Exigem instruções específicas. Eles precisam ser governados e administrados em todas as coisas.

A iniciativa envolve sempre algum grau de risco. Você está se colocando lá fora e há uma chance de falhar.

Por outro lado, fazer apenas o que lhe é dito não acarreta nenhum risco e não carrega nenhuma responsabilidade. Está jogando seguro.

Conclusão

Você tem iniciativa? Você absolutamente pode ter.

Mas se não, uma coisa é certa: a vida não vai esperar por você.

Texto original por: Benjamin Hardy

Tradução por: Crislayne Santos