Muito tem se falado em cursos a distância e a oferta só vem crescendo. As disciplinas são as mais variadas possíveis: Há desde cursos de extensão, de aprimoramento aos de graduação e especialização. As áreas também são as mais diversificadas. Por meio do EAD você pode aprender a tocar violão, fazer uma receita nova para o almoço até concluir uma faculdade. Viu quanta coisa interessante?
As vantagens nessa modalidade são grandes, mas há também algumas desvantagens. Listamos tudo para que você se sinta mais seguro em optar por um ensino à distância. Confira:
EAD: As vantagens do ensino à distância
Poder estudar a qualquer hora do dia e não ter que se deslocar até o lugar para assistir aula estão dentre as principais vantagens dessa modalidade de ensino. Isso sem contar que você pode fazer um curso que nem está disponível em sua cidade sem ter que gastar para se deslocar a capital do estado para cursá-lo.
Com isso, os cursos à distância estão sendo as melhores alternativas para os jovens que acabam o ensino médio e precisam trabalhar, mas ao mesmo tempo querem continuar estudando. Nesse caso, eles podem cursar uma graduação, curso técnico ou aperfeiçoamento em seus tempos livres.
O ensino a distância termina sendo vantajoso também para as pessoas que param de estudar por dois ou mais anos e depois encontram na modalidade EAD a oportunidade de retornar aos estudos. “O aluno pode estudar no momento que for melhor e onde preferir, com a vantagem de que, no ambiente virtual, ele encontra um corpo de tutores e docentes para dialogar fora das aulas,” ressalta Luciano Sathler, diretor da Abed.
Baseado nesses dados, os cursos oficiai que são os de graduação, pós graduação e técnicos tendem a crescer e quantidade de cursos livres deve aumentar. Afinal, está mais do que comprovado que a modalidade EAD é a melhor maneira encontrada por muitas pessoas que precisam trabalhar e estudar ou que não podem viajar para os grandes centros em busca de um curso específico.
Nem tudo é perfeito: conheça as desvantagens!
A primeira coisa é que essa modalidade depende muito da disciplina do aluno para que ela dê bons resultados. Se a pessoa ao se programar para assistir as aulas, acaba não conseguindo terminar o curso.
Outro ponto levantado como desvantagem é a falta de interação direta com outras pessoas. Muitos sentem falta da convivência humana direta e física, mas se você está acostumado a se comunicar por meio de bate papo virtual com os amigos e familiares, certamente nem sentirá essa “desvantagem”, já que os cursos, em sua maioria, têm fórum que permite a comunicação dos alunos entre si e com os professores.
“A sociabilização existe sim. Há os chats (salas de bate-papo), as videoconferências. Os alunos não são apenas nomes na tela, têm rostos com o uso da webcam. Muitas vezes, existe até maior liberdade para levantar dúvidas, porque a inibição de falar na frente de uma classe inteira é descartada”, opina o presidente da Abed, Frederic Litto.
E você, acha que está preparado para o curso a distância? Você já escolheu qual curso fará? Conte pra gente nos comentários!