Quem nunca inventou uma solução imaginária para solucionar os pequenos problemas do dia a dia? No plano da imaginação e da criatividade, são incontáveis as criações e os produtos que poderiam ser extremamente usuais, mas, infelizmente, na maioria das vezes as iniciativas terminam em conversas nas rodas de amigos. As mentes brilhantes, no entanto, podem contar agora com um produto revolucionário no campo da prototipagem eletrônica, que promete deixar o complexo mundo da robótica mais acessível a todos: o Arduíno! Conheça um pouco mais sobre ele e entenda seus benefícios para a criatividade e a inventividade:

Afinal, o que é o Arduíno?

O Arduíno é uma placa fabricada na Itália de Hardware livre. Com ela é possível, até para os leigos, com pouco treinamento e conhecimento em eletrônica, elaborar objetos interativos e independentes. Seu principal objetivo é tornar a vida de artistas e amadores mais fácil, para que possam elaborar projetos de baixo custo, flexíveis e fáceis de usar. Neste post vamos explicar como funciona e alguns exemplos do uso do Arduíno no cotidiano. Confira a seguir:

Prototipagem eletrônica acessível a todos

O projeto começou em escolas italianas e tinha como objetivo educar sobre a robótica e interagir com as disciplinas escolares. No entanto, o sucesso foi tão grande que mais de 50 mil placas foram vendidas, o que rendeu, inclusive, um documentário sobre o desenvolvimento da tecnologia. O Arduíno torna-se ainda mais democrático pelo fato de custar apenas U$ 50, se tornando uma opção para instituições de ensino ou pessoas que gostam de robótica como um hobby.

A placa é basicamente composta por um microcontrolador Atmel AVR de placa única, com suporte de entrada e saída, além de uma linguagem de programação padronizada. Ela ainda pode ser conectada a praticamente qualquer coisa, seja um computador ou até outro Arduíno e o limite para a criação é apenas o da imaginação. Existem, inclusive, diversos projetos na internet que já pré-codificados para que você dê seus primeiros passos.

Aplicações práticas

Já existem diversos exemplos de aplicações do Arduíno na internet. Cabe ressaltar que os resultados são fantásticos, principalmente considerando que a maioria das pessoas que desenvolveram esses protótipos são leigas. Alguns deles:

Cubo de LEDs

Esse é um excelente exemplo do uso do Arduíno para experimentos mais artísticos. Ele é um cubo de LEDs 8 x 8 x 8, controlado inteiramente por um Arduíno, que pisca e alterna padrões de acordo com a vontade do usuário. O resultado ficou muito bacana e pode ser conferido no Youtube.

Caixa de brinquedos biométrica

Este é um exemplo mais usual da utilização do Arduíno. É uma caixa de brinquedos que só abre com o reconhecimento das digitais da criança. Foi idealizado e projetado pelo designer inglês Grant Gibson, que se espelhou no sistema de biometria usado pela Apple no novo Iphone 5.

Tweet do Padeiro

A solução encontrada aqui é unir o twitter ao Arduíno. Considerando que o padeiro normalmente está com as mãos ocupadas com a farinha e a massa, foi desenvolvido um mecanismo genial para avisar aos clientes, por meio de um tweet, que o pão está pronto. Confira o vídeo desta invenção criativa!

Após conhecer todas essas aplicações fantásticas do Arduíno você ficou ansioso para desenvolver seus próprios projetos? A dica é: não perca tempo, procure um curso completo de Arduíno, de preferência que você possa fazer online, de casa mesmo, para conhecê-lo e se aventurar com grandes invenções. Desperte o inventor criativo que existe dentro de você. E não deixe de contar os resultados, compartilhar seus projetos com a gente nos comentários.