Pense na última vez que você se esforçou para se concentrar em uma tarefa chata ou difícil. Sua atenção errante, provavelmente, parecia que estava fora de seu controle, como se de repente você perdeu a capacidade de se concentrar e não sabia como recuperá-la. Nós todos nos sentimos assim às vezes.
Mesmo nesses momentos, quando você sente que está lutando contra seus próprios instintos, você pode parar de procrastinar e ser focado. Você só precisa recarregar sua força de vontade.
“A força de vontade dá-lhe a energia e resistência para lidar com os desafios, a capacidade de perseverar em face de contratempos, e a força para tolerar conflitos ou estresse que poderiam nos fazer fugir de metas ou projetos que se preocupam “, diz Kelly McGonigal , psicólogo de Stanford e autor do livro “The Willpower Instinct” (Avery, 2011).
Sua força de vontade funciona como um músculo – que precisa ser treinado, desenvolvido e mantido. “Um monte de gente vai me dizer que eles não têm força de vontade”, diz McGonigal. “Mas nada que eu me deparei sugere um gene força de vontade.”
Qualquer um pode aprender a melhorar a sua força de vontade, por isso aqui estão cinco dicas para você começar:
1. Lembre-se de seus objetivos.
Se a sua força de vontade se sente esgotada, pense na tarefa em mãos como um trampolim necessário para ajudá-lo a atingir seus objetivos. “A força de vontade é muito facilmente se esgotam sua desconectado de seus valores e objetivos”, diz McGonigal.
Por exemplo, se você não gosta de contabilidade, em seguida, vê-la como uma tarefa isolada irá tornar mais difícil para reunir a energia para fazê-la. Se você reformular-la como uma das muitas maneiras que você poderá construir um negócio de sucesso, então a paixão que sente por sua empresa vai ajudar a motivá-lo a se concentrar em – e ainda desfrutar – da contabilidade.
2. Prática lidar com o estresse.
Quando você está trabalhando em direção a um objetivo, você é obrigado a passar por tempos difíceis. Para alcançar metas ambiciosas, você precisa persistir em condições estressantes, mesmo quando a ansiedade, medo ou até mesmo tédio ameaçam minar sua força de vontade.
Atenção e concentração ajudarão você a lidar com o estresse e fortalecer a força de vontade. Tente meditação, ou melhor ainda, fazer ioga, para aprender a lidar com desconforto e encontrar alguma serenidade dentro dele. “É quase como um treino de força de vontade”, diz McGonigal.
3. Perdoe seus erros.
Você é obrigado a cometer erros, mas sua força de vontade será mais forte se você tomar esses erros no tranco. “Perdoar a si mesmo por seus erros aumenta a motivação e engajamento com os objetivos”, diz McGonigal.
Trate o seu próprio fracasso com a gentileza que você oferecer a um amigo, mas observe as maneiras que você poderá fazer um trabalho melhor na próxima vez. “Isso é muito diferente do que a auto-crítica ou de aumento de ego habitual”, diz McGonigal. Ele permite que você se recuperar e crescer ao mesmo tempo.
4. Conecte-se com colegas.
A força de vontade sobe naturalmente quando nos sentimos reconhecidos e apreciados pelo nosso trabalho. “Achamos que força de vontade como sendo tão difícil e individual, mas quanto mais pessoas conectadas você tiver, mais força de vontade você sentirá.”, diz McGonigal.
Quando você se sentir desmotivado ou distraído, vá falar com um colega de trabalho ou convidar seus colegas para o almoço. O simples prazer de trabalhar com pessoas que se preocupam em direção a um objetivo comum é uma maneira surpreendentemente eficaz para restaurar a sua força de vontade.
5. Confiança de que vai ficar mais fácil.
Nós muitas vezes lutam para permanecer engajados durante tarefas difíceis porque nós imaginamos, às vezes inconscientemente, que eles vão continuar a ser tão difícil no futuro. Nós sentimos derrotados ou sem esperança e desistir.
Para combater esse sentimento, lembre-se que sua habilidade melhora com a prática. “Aprecie que uma tarefa é difícil, mas não diga a si mesmo a história que ele sempre vai ser difícil”, diz McGonigal. Muito provavelmente, a tarefa será um pouco mais fácil cada vez que você experimentá-lo.