A Páscoa é um momento bem especial para se alegrar com atividades voltadas para as crianças. Elas adoram esse período por conta dos atrativos e pelo clima bem diferente de qualquer época do ano. Por isso, você que é pai, mãe, professora, educadora ou responsável por uma criança, prepare algumas brincadeiras e atividades que chamem a atenção e também que as envolva completamente.
Para quem já teve a experiência de trabalhar com crianças sabe o quanto elas são energéticas, cheias de alegrias, animações e com certeza, tudo o que você fizer deverá ser o mais divertido possível.
Pensando nisso, selecionamos 8 brincadeiras infantis para a semana da Páscoa de forma bem divertida, animada e muito envolvente. Siga as instruções e aproveite com a criançada!
8 brincadeiras infantis para a Páscoa
1 – Pulo de Coelho
Essa brincadeira exigirá bastante espaço. Então, faça uma marca com giz no chão e separe a turma em equipes. Depois do “já”, todos terão que saltar, como um coelhinho, até a marca de chegada. O representante da equipe que chegar primeiro, vencerá.
2 – Caça-ovos
Conte para seus filhos que, durante a noite, o coelhinho escondeu vários ovos pela casa. A criança precisa apenas procurar. Para que a brincadeira fique ainda mais divertida, cole no chão as pegadas do coelho que podem ser feitas de papel. Você também pode usar talco e seus dedos para simular as pegadas do bichinho.
3 – Pintar ovos
Reúna as crianças para pintarem os ovos de galinha. Os ovos pintados podem ser entregues como presentes aos avós e tios. Para não ter muita sujeira, é melhor trabalhar com os ovos já cozidos.
4 – Corrida dos ovos
A criança precisa pegar um ovo cozido, colocar uma colher na boca ou na mão e correr de um lado para outro equilibrando o ovo. Quem chegar primeiro sem deixar o ovo cair é o grande vencedor.
5 – Amigo ovo
É como um amigo secreto, mas de Páscoa. Nele, cada participante deverá tirar um papel com o nome de outro participante – e não deve contar a ninguém quem é. No dia da brincadeira, através de dicas, os outros tentam adivinhar quem é. Quando isso ocorre, há troca de ovos de Páscoa. Quem recebe o ovo é o próximo que dá as dicas e, assim, sucessivamente.
6 – Coelhinho sai da toca
Distribua bambolês pelo chão. Cada criança deverá ficar dentro de um bambolê. Sempre que você gritar: “coelhinho sai da toca”, as crianças devem trocar de bambolê. Quem ficar de fora precisa esperar a próxima rodada. A cada rodada você deve tirar um bambolê para dificultar a brincadeira.
7 – O rabo do coelho
Desenhe em uma cartolina um coelho gigante e fixe na parede. Desenhe depois, separadamente, o rabo do coelho e coloque uma fita adesiva na ponta. Um participante vendado deve colocar o rabo no lugar certo, tudo isso com todo mundo dado palpites e brincando.
8- O bingo do ovo
Faça essa brincadeira como se fosse um bingo normal. Com a tabela em formato de ovo e dentro dele os números. Cada vez que você tirar um número, a criança marca se há ou não. Então, quando a criança bingar todos os números é o grande vencedor do ovo de chocolate.
Que tal colocar essas dicas em prática? Solte a criança que há em você e aproveite também!
Caso você queira ampliar seu conhecimento sobre o universo das brincadeiras de criança, acesse nosso site e conheça nosso curso sobre a importância do lúdico na educação infantil. Uma ótima Páscoa para você!