Quando foi a última vez que você aprendeu mais falando do que fazendo perguntas? Os profissionais espertos confiam nestes princípios fundamentais da liderança baseada em perguntas.

Muitas pessoas no mundo dos negócio apenas esperam que seus líderes deem ordens. Talvez seja por essa razão que, à medida que os profissionais avançam em sua carreira, tendem a começar a fazer menos perguntas e a fornecer mais respostas.

Os líderes inteligentes, por outro lado, aprendem a fazer perguntas poderosas e penetrantes, ouvem atentamente a contribuição dos especialistas e capacitam as pessoas certas para obter a melhor solução. Essa abordagem de liderança baseada em questões começa com a humildade e uma crença firme no velho ditado: “Não há perguntas estúpidas, apenas respostas estúpidas”.

Ela exige a confiança para desafiar uma afirmação questionável de um membro da equipe ou fazer a pergunta que todo mundo parece estar dançando ao redor.

Aqui estão sete princípios-chave que eu recomendo que você siga como um aspirante a líder de negócios ou empresário, com base na minha própria experiência em grandes empresas, assim como em startups:

1. Peça informações para aprimorar sua visão

Não importa o quão forte são o seu negócio e os insights tecnológicos, você pode se beneficiar das pessoas de todos os níveis da organização. Experts externos e clientes também são ótimas fontes de informação.

Isto permitirá o engajamento de todos, levando ao seu comprometimento pessoal na entrega. Todo mundo vai ver a sua visão como deles.

2. Faça perguntas para permitir que os membros da equipe resolvam problemas

As pessoas sentem muito mais responsabilidade e convicção para ter sucesso com suas próprias soluções do que uma solução imposta por outra pessoa.

Quando as soluções dos membros da equipe funcionam bem, todos ganham. As decisões de cima para baixo fornecem satisfação mínima e pouco aprendizado para a equipe

3.Ouça ativamente a contribuição dos membros da equipe para fomentar a confiança mútua

Esta abordagem não só fornece valor real, mas é importante na construção de uma cultura de unidade e colaboração. Em ambientes confiáveis, as falhas são vistas como experiências de aprendizado, ao invés de oportunidades de punição.

Os líderes que estão sempre falando raramente aprendem algo novo.

4.Use perguntas poderosas para treinar e desenvolver membros da equipe

Os melhores líderes se concentram em treinar e orientar as pessoas na tomada de decisões ao invés de dar ordens. Ao fazer isso, você vai ajudar toda a organização a tomar melhores decisões e ajudar os colaboradores a resolver problemas, aprender novas habilidades e avançar em suas carreiras.

5.Transmita decisões ao longo da cadeia ao nível responsável

Os melhores líderes se esforçam para combinar a tomada de decisões com a equipe responsável por fazer as perguntas certas. Isso resulta em melhores decisões, maior aclamação para a equipe e o líder e evita o jogo da culpa.

Em última análise, cria negócios de liderança bem como líderes empresariais.

6.Inspire e motive os outros a liderar, e não apenas a trabalhar no seu negócio

Os membros motivados da equipe tem maior probabilidade de atrair leads e criar experiências memoráveis ​​ao cliente.

Ao mesmo tempo, os membros inspirados da equipe fornecendo respostas serão mais produtivos, satisfeitos e leais ao negócio. É uma situação de ganho para todos os envolvidos.

7.Construa relacionamentos reais fazendo perguntas

As questões de qualidade fornecem um terreno para relacionamentos produtivos com os membros da equipe ao invés da conexão superficial com os “seguidores de ordens”.

Relacionamentos com clientes e parceiros são fundamentais para a sua própria imagem e para o futuro do seu negócio. Líderes crescem através de relacionamentos.

Cada executivo percebe que não há horas suficientes em um dia para dirigir pessoalmente todas as atividades em um negócio em crescimento. Alguns insistem em continuar a tomar todas as decisões, retardando o negócio, cometendo erros estratégicos e prejudicando sua saúde empresarial.

Os melhores empreendedores aprendem a fazer mais perguntas, a delegar mais decisões e a formar uma equipe de líderes dentro de sua organização.

Ao seguir os princípios da liderança baseada em perguntas, os líderes de negócios inteligentes encontram ideias mais inovadoras, mais pessoas comprometidas com as ações certas e uma cultura empresarial que pode prosperar no mercado em rápida mutação de hoje.

É hora de todos nós pedirmos mais, ouvirmos mais, aprender mais e conduzir o caminho para o nosso próprio sucesso e satisfação.

 

Artigo originalmente publicado aqui.