Estou hesitante em me chamar de empreendedor. Estou construindo um negócio pela primeira vez, mas também milhões de outras pessoas. É por isso que me considero um empreendedor, alguém que está aprendendo a ser um empreendedor e está disposto a compartilhar suas experiências para ajudar os outros.

Não posso oferecer conselhos de negócios, mas como estou construindo um negócio e documentando o que aprendi ao longo do caminho, talvez possamos aprender algo juntos.
Abaixo estão 6 lições que aprendi após meus primeiros 4 meses (em nenhuma ordem particular).

Não há maneiras em que você pode crescer o seu negócio e tocar todos os aspectos dele

Recentemente, passei duas horas preciosas solucionando problemas na seção de fóruns do meu site de associação, myshrpa.com. Duas horas que eu poderia ter investido em fazer o que eu faço melhor: criando conteúdo para crescer minha marca.

Mas já que eu trabalho basicamente sozinho, eu passei duas horas brincando com cada definição do WordPress conhecida pelo homem até que eu entendi direito.

Eu aprendi algo novo? Pode apostar. Será que vai me ajudar a crescer o meu negócio. Não.

Para crescer o meu negócio, eu não posso perder meu tempo em configurações do WordPress. Para ter sucesso eu tenho que construir um negócio que não dependa exclusivamente de mim, mas sim sistemas e processos. Agora eu percebo que isso é o que os empresários chamam de escala.

Eu adicionei suporte técnico à minha lista cada vez maior de “Coisas que eu preciso para obter depois que tiver fluxo de caixa positivo.” Falando nisso …

Eu provavelmente não vou ser pago, por um longo tempo

Eu não estou nisso pelo dinheiro, mas o meu objetivo no próximo ano é deixar o meu emprego de vez. No entanto, para manter o meu negócio funcionando provavelmente não vou ser capaz de me pagar por algum tempo. Estou bem com isso. Eu não preciso de coisas agradáveis ​​e prefiro continuar investindo no meu negócio para ajudá-lo a manifestar-se em minha visão mais cedo ou mais tarde.

E quando chegar a hora de finalmente me pagar, eu estarei recebendo o mínimo. (Também ajuda o fato de que minha esposa venha a ser a maioria ganhadora de pão a partir do próximo ano.) Desconstruir papéis de gênero, estou 100% bem com isso.

Nem todo mundo irá entender

Eu tentei por muito tempo encontrar uma explicação universal para o que a minha empresa oferece. Acabei com uma proposição de valor vaga e arbitrária (mais como uma proposição, não havia muito valor a ser transmitido). Pareceu clichê e falso.

Um amigo meu sugeriu que eu criasse um cliente ideal, alguém que pudesse representar meu mercado alvo (agora eu sei o que isso significa). Em vez disso, eu tentei transmitir uma mensagem que eu sabia que seria atraente para ele e ele sozinho.

Acontece que há muito mais deles lá fora.

Ser mais específico sobre o meu negócio e tentar alcançar o meu cliente ideal deixou um monte de pessoas no escuro e/ou confuso. Mas eu não me importo com eles. Eles não vão entender, não importa o quanto eu tente. Então por que desperdiçar minha energia?

Crie, peça feedback, itere, repita

Eu nunca li um livro de negócios, mas tenho certeza que alguém desenvolveu esse conceito antes. Pode até ter um nome extravagante como o Círculo Dourado de Crescimento de Rostislav.

Eu não estou preso em meus caminhos ainda. É mais fácil construir rapidamente um recurso ou produto, pedir feedback e, em seguida, fazer uma iteração rápida até que eu acerte. Qual é o ponto de acertar desde o início?

A única vantagem que tenho sobre meus concorrentes é que eu sou relativamente desconhecido e novo. Significa que posso me adaptar rapidamente sem que me custe nada.

Às vezes ser o iniciante tem suas vantagens.

Você provavelmente não é o melhor

Um dia eu abri o Canva e criei este incrível logotipo para o meu negócio em cerca de 15 minutos:


Quem precisa de um designer gráfico? Este logotipo está incrível.

Eu pensei que eu era a melhor pessoa para projetar o logotipo do meu negócio, porque bem, foi a minha ideia em primeiro lugar. Felizmente, tenho bons amigos que são verdadeiros amigos e não têm medo de me dizer quando algo é uma merda. Eles me convenceram a dar uma tentativa ao Fiverr, que levam a algo bem melhor:

Este foi um grande choque de realidade pra mim. Mesmo que este negócio seja meu bebê, eu não sou capaz de levantá-lo por conta própria (eu tenho um bebê na vida real e a declaração anterior ainda é verdade). Para ser bem sucedido eu preciso encontrar pessoas talentosas que podem ajudar a trazer minha visão para a vida.

Lição aprendida, eu não sou a melhor pessoa para cada trabalho.

Obtenha um profissional para cuidar de suas finanças

E comece isso cedo. Estou usando o Bookscaping para lidar com minha contabilidade. Eles me ajudaram a configurar tudo corretamente na primeira vez, dessa forma eu não estou no escuro se o imposto de renda vem batendo.

Mas com toda a seriedade, ter um olhar profissional sobre suas finanças não só lhe dá paz de espírito, ele garante que você não está fazendo nada de errado (ou ilegal) que pode custar-lhe o seu negócio.

Artigo originalmente publicado aqui.