O marketing digital hoje é uma ferramenta amplamente usada por ser eficiente e de baixo orçamento, com grandes retornos se usada corretamente. Se considerarmos as mídias tradicionais como o rádio, TV e jornais e compararmos o investimento que se tem nelas com o que é realizado digitalmente, teremos uma grande diferença. Cada vez mais os esforços de marketing estão sendo trazidos para as soluções online. Todos os tipos de negócio podem e devem se beneficiar dessa prática, inclusive a Advocacia.
Nos últimos anos, o conceito de marketing e suas estratégias para captação de clientes vem sendo gradativamente acrescentado à rotina dos escritórios de advocacia e à carreira de seus advogados que nele trabalham. Apesar disso, ainda são poucos que investem profundamente nas estratégias digitais. Muitos acabam ainda focando em desenvolver sua marca pessoal no mundo offline, mas sem muita presença digitalmente, o que é um erro, já que na internet é possível aumentar e muito seus negócios. Visando isso, foi criado o marketing digital com ênfase no jurídico, para ajudar o profissional a entender e desenvolver suas estratégias a fim de angariar mais clientes.
O que é marketing jurídico?
O marketing jurídico é uma variação do marketing tradicional às necessidades do mundo jurídico. Seu objetivo é gerar valor para os clientes que usam os serviços da advocacia. Para isso, é desenvolvida uma série de estratégias que cumprem as normas do Código de Ética da OAB para conseguir mais clientes e fidelizá-los.
O marketing jurídico digital
Sendo uma variação do marketing jurídico tradicional, o marketing jurídico digital tem suas forças apenas no ambiente online, com estratégias de divulgação, criação e postagem de conteúdo, análise e acompanhamento de métricas, entre outras funções dedicadas ao crescimento do negócio na atmosfera online. Ao contrário do marketing tradicional que se usa de uma comunicação unilateral, o marketing jurídico digital vem com uma comunicação bilateral, onde tanto o profissional quanto o consumidor têm voz e mantém o diálogo vivo, criando uma grande rede e agregando valor mútuo.
Nos últimos anos, as empresas passaram a entender a grande oportunidade vinda da internet e passaram a migrar seus esforços e estratégias para o meio digital, estreitando os laços com seu público-alvo com menos investimento, além de ter ferramentas (muitas com baixo custo ou até custo 0) de fácil entendimento para avaliar as métricas definidas.Com o marketing jurídico digital, o profissional consegue se tornar uma referência em seu negócio, dentro e fora da internet.
O marketing jurídico digital deve ser implantado como uma estratégia empresarial de forma constante, e não apenas uma ação sazonal. As estratégias sim, podem ser alteradas de acordo com as metas da empresa, sejam elas de curto, médio ou longo prazo.
Além disso é preciso se manter atento aos 8 P’s do marketing digital:
• Produto: Antes de mais nada, é preciso se atentar ao produto que você está oferecendo. Qual problema do seu cliente você irá solucionar?
• Preço: Como o código de ética proíbe a divulgação de preços dos serviços, é necessário trabalhar com o conceito de valor agregado. O que te diferencia dos seus concorrentes para que seja mais atrativo contratar os seus serviços?
• Praça: Onde seu público-alvo está concentrado virtualmente? Você está falando nos lugares certos. Estar bem posicionado online é crucial para conseguir angariar clientes.
• Promoção: Aqui se deve analisar como você está oferecendo seu serviço e qual o perfil de pessoas que estariam interessadas nele. Além disso, deve-se perguntar se o seu serviço possui algum tipo de sazonalidade ou se a demanda é constante o ano todo.
• Posicionamento: Qual a sua persona? Como você se comunica com seus clientes? Como um tom mais informal ou formal?
• Pessoas: Aqui é chegada a hora de analisar se as pessoas que você está alcançando realmente tem o perfil da empresa.
• Processos: Nessa etapa é definido quem é responsável por cada etapa da estratégia de marketing escolhida pela equipe.
• Performance: Chegada a hora das análises. Aqui, as métricas são analisadas. Os resultados esperados foram atingidos?
O Inbound Marketing
Um dos principais pilares do marketing digital, independente do segmento que trabalhamos é o Inbound marketing, ou marketing de conteúdo. Essa estratégia visa conquistar o cliente através da criação de conteúdos. O consumidor se sente atraído por meio do uso da informação.
Algumas práticas do marketing de conteúdo são:
• Criação e postagem em blogs da área, contando e explicando alguns conceitos chave para atrair a atenção do seu público alvo
• Criação de vídeos
• Criação de material educativo digital, tais como: Infográficos, ebooks e listas:
• Podcasts
• Webinars e cursos
Todas essas opções são formas de atrair o consumidor, consolidar a marca e criar um relacionamento que pode se tornar em negócios posteriormente. É crucial que se estabeleça uma relação com o consumidor e que, além de disponibilizar conteúdos, que também se escute e que se mantenha o diálogo, estando sempre aberto.
O marketing jurídico digital e o código de ética da OAB
Muitos profissionais ainda têm receio de desenvolver e botar em prática suas ações de marketing jurídico por conta do Código de Ética e Disciplina da OAB. Mas seguindo as diretrizes dadas neste, não há o que temer.
O art. 39 nos diz que “a publicidade profissional do advogado tem caráter meramente informativo”. Dessa forma, deve-se atentar que o profissional precisa manter as suas postagens e estratégias em um conteúdo focado em informação, sem promover diretamente seu escritório, seu nome e seus serviços.
Já o art.3 informa que “São meios lícitos de publicidade da advocacia: §2º As malas-diretas e os cartões de apresentação só podem ser fornecidos a colegas, clientes ou a pessoas que os solicitem ou os autorizem previamente”. Se aplicarmos para o ambiente online, é possível criar uma periodicidade de e-mails marketing com aqueles que desejarem receber mais informações sobre o seu conteúdo.
O que é permitido?
• Fazer anúncios, inclusive patrocinados, desde que não sejam tendenciosos (“O melhor advogado da cidade)
• Ter um site informativo
• Manter um blog com postagens de conteúdo meramente educacional
• Ser ativo nas redes sociais e patrocinar posts
• Incluir dados de contato em seu site e anúncios
• Manter uma comunicação através de e-mail marketing, não fazendo uso de spam e enviando apenas para a lista de clientes que aceitou previamente receber seus conteúdos
O que não é permitido?
• Usar linguagem tendenciosa e que direcione o consumidor
• Publicar valores e formas de pagamento
• Enviar mensagens com cunho publicitário, seja via e-mail, redes sociais ou celular
As mudanças do ensino jurídico com o crescimento do marketing digital para advogados
Com a crescente das estratégias online e a oportunidade de negócio vinda delas, o ensino tradicional também precisou se adaptar às novas necessidades do profissional. Já se teve muitos avanços nesse sentido. Assim como elas tiveram que se adaptar primeiramente com soluções de ensino à distância, as instituições que possuem o curso de Direito estão cada vez mais agregando as disciplinas do marketing jurídico e o marketing jurídico digital dentro de suas grades curriculares.
Além disso, já se tem diretrizes diretas sobre o assunto dentro do Código de Ética da Ordem dos Advogados do Brasil e diversos seminários, eventos e palestras pelo país realizados pelas instituições. O marketing jurídico, hoje, já é visto como uma importante ferramenta para o desenvolvimento de carreira do profissional.
Antes visto como uma ferramenta extra curricular e como diferencial na carreira do advogado, cada vez mais, as instituições apostam no marketing jurídico digital como uma solução viável e de fácil acesso para o novo profissional que está se formando.
Além das matérias que são inseridas no curso regular de Direito, são oferecidos diversos cursos complementares e especializações voltadas a disseminação das estratégias do marketing jurídico digital.
A Juri Digital é especializada no atendimento de advogados, escritórios de advocacia e profissionais da área do Direito. Agência pioneira em marketing jurídico digital no Brasil, a empresa desenvolve planos de marketing digital completos, com criação de websites e e-mails profissionais, gestão de mídias sociais, implementação de Google Meu Negócio e estratégias de links patrocinados com Google Ads e Facebook Ads.