Procurar por pessoas com atitudes positivas, simpáticas e personalidades extrovertidas é um erro comum numa contratação. É um mito dizer que os candidatos que podem vender-se bem serão capazes de   ter uma boa performance no trabalho (a menos que estejam se candidatando a uma posição de vendas).

Em vez disso, é importante olhar para as competências específicas e histórico de desempenho e um determinado atributo-chave: a capacidade de trabalhar de forma autônoma. Trazer um membro de equipe é semelhante a trazer um parceiro e procurar alguém que você possa trabalhar junto nem sempre é a melhor estratégia. Você vai precisar de um parceiro para carregar seu próprio peso no relacionamento.

Por exemplo, se você está contratando para uma posição de marketing, você pode querer dar ao candidato um miniprojeto para rever a sua criatividade e a qualidade da sua entrega, a fim de avaliar as suas competências específicas. Conversar com um candidato e ouvir suas respostas talvez não funcione. Um miniprojeto como entrevista lhe permitirá rever o marketing e habilidades criativas deles de uma forma mais significativa do que simplesmente ter uma conversa.

Além do conjunto de habilidades dos candidatos, o atributo-chave que você deseja procurar em todos os candidatos, não importa a posição que você esteja contratando, é a capacidade de trabalhar de forma autônoma dentro de uma equipe. Eles são capazes de manter-se responsáveis e encontrar áreas em seu departamento que podem contribuir e agregar valor?

Como identificar se um candidato pode trabalhar e contribuir com valor autonomamente

  1. Peça ao candidato para mapear seu fluxo de trabalho em seu trabalho anterior.
  2. Pergunte-lhes como eles foram capazes de agregar valor ao seu fluxo de trabalho durante o período de tempo em que trabalhou para a empresa.
  3. Eles estão retratando um senso de propriedade sobre seu fluxo de trabalho?
  4. Qual foi o seu sistema de relatório anterior – quem, como e quando é que eles relatam seu trabalho?
  5. Eles relataram por iniciativa própria ou alguém lhes pediu para fazer um relatório?
  6. Mostre-lhes o status atual do fluxo de trabalho no departamento ou equipe que você está contratando.
  7. Pergunte a eles onde eles veem áreas de contribuição e como eles lidariam com a implementação de suas ideias.
  8. Dê-lhes um miniprojeto durante a entrevista (ou para levar para casa) para testar suas habilidades de gerenciamento de tempo.

Contratar um candidato que pode trabalhar autonomamente significa que você tem mais tempo para fazer a sua parte ao contribuir valor ao seu próprio fluxo de trabalho sem focar muito em gerir o seu tempo e fluxo de trabalho.

Ser baba de um membro da equipe para que ele faça seu trabalho pode colocar toda uma equipe abaixo.

Este atributo-chave permitirá que os membros da equipe contribuam com as suas ideias criativas e trabalhem juntos para crescer sem ser micro geridos ou arrastados pela necessidade de manter os outros membros da equipe responsáveis.

Se concentre menos na personalidade do candidato e simpatia e olhe para as competências e a capacidade de agregar valor de forma autônoma.

Texto original por:  Samira Far

Tradução por: Crislayne Santos