Os dados importam. “Nem tudo o que pode ser contado conta, e nem tudo o que conta pode ser contado”, atribuído a Albert Einstein, explica o objetivo da análise de negócios perfeitamente. Vivemos em uma época de dados cada vez maiores – e as empresas precisam de maneiras de passar por tudo isso, descobrir quais combinações de dados contam – e quais não. O sucesso dos negócios na economia global de hoje depende disso. A Escola de Gestão da Rady na UC San Diego oferece um mestrado de Ciência em Business Analytics avançado que ensina seus alunos a lidar com a realidade de grandes dados usando análise de negócios.
O que é análise de negócios?
O professor Vincent Nijs, co-diretor do Professor Terrence August do programa de Mestrado em Análise de Negócios da Escola Rady de Administração da UC San Diego, descreve o campo dessa maneira: “Eu penso na análise de negócios como o campo focado em como usar dados e modelos para tomar melhores decisões de negócios. A Ciência dos Dados utiliza muitas ferramentas semelhantes (por exemplo, a aprendizagem automática), mas o conjunto de perguntas que eles procuram responder são muitas vezes diferentes. Você pode pensar em análise de negócios como “ciência dos dados para os negócios”.
A quantidade de dados que as empresas possuem continuam a crescer …
Quão grandes são os dados? Realmente grande, e ficando maior o tempo todo. O EMC Digital Universe Study prevê que até o ano 2020, 1,7 megabytes de novos dados serão criados a cada segundo para cada humano no planeta. O que isso significa? Haverá 44 trilhões de gigabytes (44 zettabytes) de dados no universo digital. De onde vêm os dados? Apenas em todos os lugares – 1,2 trilhões de pesquisas por ano no Google, mais de 1 bilhão de pessoas usando o Facebook todos os dias, trilhões de fotos tiradas e bilhões compartilhados. Até 2020, haverá mais de 6,1 bilhões de usuários de smartphones, e pelo menos 1/3 de todos os dados serão transmitidos através da nuvem. Nós nem sequer falamos sobre banca online, negócios, filmes, televisão, música e jogos.
… Mas as empresas nem sempre sabem como usar os dados
O professor Nijs da escola de Rady indica, “as companhias coletam mais e mais dados mas frequentemente faltam pessoas que saibam usá-lo eficazmente.” Referenciou uma citação de um relatório bem conhecido pelo instituto global de McKinsey (2013): “Dados grandes prometem grandes coisas – mas somente se as organizações tiverem as pessoas certas no lugar que sabem o que fazer com ela. Um tema recorrente entre a liderança sênior em todos os setores é a falta de profissionais treinados e experientes na interseção de disciplinas necessárias para capturar, analisar e ter ideias de negócios significativas a partir de grandes dados. Além do profundo talento analítico, as organizações precisam de gerenciamento com o equilíbrio certo de julgamento de negócios e habilidades estatísticas para traduzir a análise em ação “.
O futuro de uma empresa depende da sua análise de negócios
A necessidade de análises de negócios eficazes e eficientes é mais forte do que nunca. As empresas precisam saber o que elas querem aprender com a análise de negócios – e, em seguida, como elas vão usar esses dados para informar suas decisões em toda a cadeia.
As empresas precisam ser capazes de determinar quais dados elas precisam e, em seguida, identificar as fontes de dados para recolher essa informação. A peça final? Destilando essa informação em insights acionáveis usando as ferramentas de análise de negócios. Uma vez que as empresas têm um plano para capturar os dados desejados, organizá-lo e analisá-lo, elas estão em uma posição para desenvolver planos para permanecerem competitivas..
Analistas de negócios tem perspectivas de trabalho excelentes …
De acordo com o McKinsey Global Report, os EUA sozinho tem uma escassez de cerca de 190.000 cientistas de dados e 1,5 milhões de analistas de negócios. Globalmente e nos Estados Unidos, as empresas precisam de especialistas em análise de negócios. Alta demanda significa salários mais altos, e uma variedade de opções. Graduados em Análise de Negócios trabalham em grandes empresas, iniciam seus próprios negócios, trabalham em bancos ou FinTech, empresas baseadas na web, varejo e empresas de alimentos, empresas de mídia e empresas de marketing.
… Especialmente quando você estuda em uma como Rady
O novo Master of Science em Business Analytics (MSBA) da Rady School coloca os alunos na vanguarda do campo. O programa enfoca os problemas que os grandes dados colocam às empresas – e como resolvê-los usando modelos, estatísticas e aprendizado de máquinas – em classes como análise de clientes, inteligência de negócios e análise da cadeia de suprimentos. A linha de fundo da escola? Para graduar os estudantes que sabem usar o analytics para fazer um impacto positivo no desempenho do negócio – e sustentá-lo.
Professor Nijs diz que “Após a formatura, nossos alunos devem esperar trabalhar extensivamente com dados, usar estatísticas e aprendizagem de máquinas, escrever código e desenvolver ferramentas para melhorar a tomada de decisões de negócios. Depois de ganhar alguma experiência, esperamos que eles sejam bem preparados para liderar uma equipe de análise. ”
Primeiros passos para futuros alunos? Os interessados em estudar neste programa devem ter um diploma de graduação em uma “disciplina quantitativa”, diz Nijs, como “matemática, estatística, economia ou física”. Eles também devem ter alguma experiência de programação.
À medida que os dados continuam a crescer, o mundo empresarial global dependerá mais da análise de negócios para ter sucesso. Quer fazer a diferença no mundo dos negócios? Ganhe o seu MBA no campo que as empresas irão indiscutivelmente ter necessidade de sucesso e sustentabilidade.
Artigo originalmente publicado aqui.