Nem sempre é fácil incentivar as crianças a lerem. O acesso à diversidade de brinquedos e computadores acaba sendo mais atrativo do que os livros oferecidos pelos pais e professores. Mas então, como fazer para que as crianças se interessem pelos livros?
Pequenas ações podem fazer toda a diferença! O comportamento da família influencia a criança em tudo na sua vida, inclusive nos hábitos de leitura. Portanto, os familiares têm um importante papel em fazer com que a criança aprenda a gostar de ler e entenda que o livro pode ser um grande amigo para toda a sua vida.
Selecionamos algumas dicas para você colocar em prática com seus filhos e fazer deles futuros leitores assíduos. Confira:
Dicas para encorajar seus filhos a lerem mais
1- Respeite o ritmo da criança: ele escolheu um livro indicado para uma criança mais nova do que ele? Tudo bem! Pode ser que ele ainda precise de um livro mais simples ou que o tema tenha sido atrativo. O importante é que o livro está presente.
2- Realize passeios que você consiga relacionar com um livro: por exemplo, se notar que a criança leu uma história que envolvia animais, o que acha de fazer um passeio ao zoológico? A criança vai gostar de entender que o que ele leu pode ser transferido para o dia a dia. Isso ajudará a despertar o interesse pela leitura.
3- Leitura antes de dormir: desde pequena, é importante que os pais leiam para a criança antes de dormir. Quando ela se alfabetizar, chame-a para ler com você. Faça que essa leitura antes de dormir se torne um hábito para toda a vida.
4- Peças de teatro: crianças adoram ensaiar teatro. Depois que seu filho ler, interprete parte da historinha com ele. Vale até apresentar para os avós e tios. Se os amiguinhos frequentarem a sua casa, combine com as mães para que eles leiam o mesmo livro e ensaiem uma peça juntos.
5- Incentive-o a escrever o seu próprio livro: crianças adoram contar histórias e criar. Por que não escrever um livro? Incentive-o a escrever, ajude com as figuras e imprima o livro! É isso mesmo! Publique o livro da criança para que ele possa presentear os avós ou quem ele quiser. Não se esqueça de deixar uma cópia na biblioteca da casa!
6- Festa da literatura: combine com as mães dos amiguinhos mais próximos para que eles leiam o mesmo livro. Depois se reúna com eles para uma festa. Além de oferecer guloseimas, vocês podem se sentar com eles e cada um falar sobre a parte da história que mais gostou. Isso fará com que ele ligue a leitura a algo divertido e será estimulado a ler.
Por fim, vale relembrar que quem lê escreve melhor, adquire conhecimentos, amplia o vocabulário, obtém melhores notas na escola, tem mais senso crítico, se comunica melhor dentre tantas outras vantagens. Para que todos esses benefícios da leitura acompanhem a vida de uma pessoa, é importante que desde criança ela tenha contato com obras literárias.
É importante ressaltar que obrigar a criança a ler não irá fazer com que ela adquira o hábito saudável. Os pais precisam fazer com que o momento da leitura seja algo divertido e atrativo.
Para saber mais e se especializar na arte de contar histórias, conheça o Curso Online de Literatura Infantil, indicado para pais, professores e interessados no assunto. E tenha uma ótima leitura!