Ter um portfólio profissional, hoje, é elemento chave para você se destacar no mercado. Os contratantes não querem saber da competência do candidato apenas por meio do seu currículo, mas principalmente comprovar essa competência através das suas produções e da sua prática. Dessa forma, mesmo para estudantes que estejam iniciando sua carreira, é muito importante ter o hábito de juntar seus trabalhos organizadamente, a fim de montar um bom portfólio.

No entanto, tão essencial quanto ter um portfólio atualmente é saber apresentá-lo com excelência para causar uma impressão positiva em quem o analisar. Se você for um ótimo profissional mas a apresentação de seu portfólio deixar a desejar, ele pode nem mesmo ser lido pelo contratante. Por isso, atente-se às dicas a seguir e monte uma apresentação de sucesso para o seu portfólio!

Seja organizado

Embora trate-se de um conjunto de trabalhos, o portfólio deve ser extremamente organizado e de fácil manuseio. O leitor precisa identificar claramente o início e o fim de cada elemento, bem como as informações do candidato. Se o portfólio for uma bagunça, o avaliador não terá paciência para olhá-lo cuidadosamente.

Além disso, considere a ordem que você apresentará seus trabalhos, pois isso é igualmente essencial. O primeiro trabalho colocado deve ser um dos seus ‘top’, para causar uma boa primeira impressão e estimular o selecionador a conhecê-lo melhor. Contudo, o último trabalho do portfólio também precisa ser muito bom, pois é deste que o contratante se lembrará após terminar a visualização.

Saiba selecionar os trabalhos

O selecionador não terá tempo de analisar um portfólio muito grande, então selecione de 10 a 15 das suas melhores produções para apresentar. Opte por aquelas que demonstrem que você tem as características requeridas para o emprego. Além disso, varie os trabalhos para mostrar que você tem habilidade em várias áreas, disponibilizando apenas os que possuam alta qualidade.

Lembre-se de que um portfólio contempla normalmente uma área específica de atuação e deve adequar-se à vaga que você quer. Assim, é possível ter vários portfólios e, em cada um, colocar trabalhos diferentes, conforme o foco e o objetivo daquela apresentação profissional no mercado.

Seja objetivo

Respeite o tempo do contratante e disponha as informações do seu portfólio de forma objetiva e concisa. Isso mostra que você é uma pessoa prática, que não perde tempo em pontos desnecessários e, então, será assim também no emprego. Portanto, disponha seus contatos e informações pessoais da maneira mais simples e direta possível. Nenhum selecionador quer ler grandes textos para encontrar uma única informação útil no meio de tudo.

Utilize a tecnologia

Portfólios impressos, organizados em pastas apresentáveis, são muito úteis em alguns casos e, às vezes, até solicitados por empresas. Mas mesmo que você tenha um portfólio impresso, nada impede que você também o tenha on-line. Na verdade, isso é até aconselhável, pois permite que o selecionador veja seus trabalhos antes de chamá-lo para uma entrevista. Além disso, seu portfólio fica disponível para muitas outras pessoas e empresas, aumentando as chances de você ser chamado para um trabalho.

É muito simples ter um portfólio na internet hoje em dia. Gratuitamente, você pode montar um site ou blog e colocar ali seus melhores trabalhos. Outra opção é utilizar uma das várias ferramentas específicas que existem para construir portfólios on-line. Estas permitem que você não só divulgue seus trabalhos, mas também personalize a apresentação, o que é muito importante.

Capriche na aparência

Cuidar dos detalhes da visualização de seu portfólio é item essencial para que você tenha sucesso na apresentação. Independentemente de você ter um portfólio impresso ou digital, prefira sempre a linguagem formal (evitando gírias, por exemplo) e revise tudo para que não haja qualquer erro de português.

O acabamento visual é igualmente importantíssimo. Por um lado, cuide para não exagerar em um layout tão rico que acabe chamando mais atenção que o conteúdo. Mas por outro lado, a aparência do portfólio tem um papel fundamental para atrair o selecionador a olhá-lo com calma. Certamente que o layout do seu portfólio pode mudar com relação à vaga pretendida, mas em qualquer ocasião, atentar para esses detalhes mostrará que você é uma pessoa cuidadosa, detalhista e dedicada a fazer trabalhos bem-feitos.

Um portfólio com conteúdo e apresentação adequados revelam um profissional organizado, dedicado e responsável. Então, siga essas dicas para a apresentação do seu portfólio e destaque-se no mercado!