A capacitação profissional é a parte mais importante da sua carreira. Sua rede de contatos (networking) pode perder importância se você se mudar de cidade ou país e suas experiências anteriores podem valer menos com uma mudança tecnológica. Mas sua educação fica com você. Confira quatro das melhores formas de capacitação para turbinar seu currículo.

Curso superior

Fazer faculdade ainda é a principal porta para o mercado de trabalho. Principalmente no Brasil, o país onde o ensino superior mais aumenta o salário. Segundo pesquisa da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) publicada em 2011, a diferença salarial do diploma no nosso país é, em média, de 156%. Quer dizer, um brasileiro com ensino médio, que receba R$ 2.000 por mês, teria – nas mesmas condições, mas com diploma universitário – um salário de R$ 5.120.

O que você pode não saber é que existem muitas formas de cursar faculdade. Existem cursos de orientação técnica (em marketing, recursos humanos ou gestão ambiental, por exemplo) que duram apenas dois anos. Outra modalidade que tem crescido muito são os cursos noturnos, que permitem manter uma jornada de trabalho pela manhã e estudos no período da noite.

Trainee

Trainees são recém-formados que passam pelas várias áreas de uma empresa antes de se tornarem profissionais plenos. Eles são especialmente treinados para virarem futuros líderes e alçarem voos altos. Por isso, os processos de trainee são muito mais concorridos que qualquer vestibular, especialmente os das grandes empresas. Como são acessíveis apenas para quem acabou de deixar a faculdade (geralmente aceitam candidatos com até dois anos de formado), são uma oportunidade única na carreira.

Oficinas

Retemos pouco do que aprendemos em palestras, porque não nos cobram exames nem colocamos o que foi dito em prática. Mas oficinas práticas curtas (também chamadas ‘workshops’), com duração de três dias, por exemplo, podem ser muito úteis. São uma boa oportunidade para aprender uma receita de sucesso, a usar o Excel, a melhorar as habilidades no Google, a usar um novo aparelho ortodôntico, entre muitas outras possibilidades.

Cursos online

Cursos online são hoje a melhor e mais comum modalidade de Ensino a Distância (EaD). Têm a enorme vantagem da flexibilidade: você pode fazer um curso online no seu próprio tempo, seja em casa, no aeroporto ou até no horário de almoço. Em muitos cursos online, os professores estão disponíveis para tirarem dúvidas e até aplicam provas e questionários. Tais cursos podem até emitir certificados. As melhores universidades do mundo já oferecem centenas de cursos online e o Ministério da Educação (MEC) já reconhece a graduação a distância com o mesmo peso da faculdade presencial. E isso com um detalhe: alunos dos cursos online, em média, tiram notas mais altas do que o pessoal que frequenta o campus.

A oferta de cursos online, claro, vai além dos longos cursos semelhantes aos tradicionais. Também existem cursos curtos sobre falar em público, direito imobiliário, disciplinas de contabilidade, alimentos transgênicos… o que você imaginar. Exatamente porque as opções são muitas, pode ser difícil decidir quais valem a pena. Uma dica é começar olhando esta lista de cursos gratuitos do Learncafe e matricular-se em um para experimentar.

Já escolheu qual opção é melhor para continuar a sua capacitação profisisonal? Deixe seu comentário com dúvidas ou sugestões abaixo e bons estudos!